Skip to content
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticas

Informação de qualidade em duas rodas.

  • Notícias
    • Recall
    • Matérias Especiais
  • Segredos
  • Alta Rotação
    • MotoGP
      • Moto2
      • Moto3
    • WorldSBK
    • MotoE
    • Mundial de Endurance
    • Road Racing
      • TT na Ilha de Man
      • North West 200
      • Macau
      • Ulster Grand Prix
    • Superbike Brasil
    • Moto1000GP
    • Off Road
  • História
    • Motos Históricas
  • Technik
  • Conceitos e Customizações
  • Vídeos
  • Segredos

BMW desenvolve projeto para amenizar acidentes frontais

Lucas Carioli 14 de fevereiro de 2020


A BMW está desenvolvendo um interessante projeto para melhorar a segurança em duas rodas. O dispositivo visa amenizar a força de impactos frontais e laterais nas motocicletas.

O projeto de patente descoberto pelos britânicos do BikeSocial detalha a colocação de um pequeno pedaço de metal em forma de V logo atrás da roda dianteira que poderia fazer uma diferença significativa em um acidente frontal ou lateral.

Normalmente, quando uma motocicleta bate em um carro, a força do impacto gira a roda para um lado. Isso não apenas tira o guidão das mãos do motociclista, mas reduz o comprimento da moto em vários centímetros deixando ainda menos espaço para absorver a força de impacto.


O componente em formato de V atrás da roda (figura 1) está ali para impedir que a roda se dobre quando for forçada para trás em um impacto, apoiando-se no quadro como uma defesa secundária e absorvendo uma quantidade significativa de energia que, de outra forma, poderia ser transmitida diretamente ao motociclista.

Pode não ser uma ideia que resolva instantaneamente o problema, mas uma evolução quando os acidentes passam do ponto de serem evitáveis. Os desenvolvimentos modernos em segurança das tem se concentrado sensatamente na idéia de evitá-los em primeiro lugar.

Também não parece ser um conceito caro ou difícil de implementar, e sem dúvida a estrutura pode receber duas tarefas: como suporte para um radiador ou carroçeria para compensar o peso e implicações de custo. Resta saber como a BMW tornaria esse elemento atraente ou discreto o suficiente para entrar em produção.


Tags: BMW Segredos Segurança

Continue Reading

Previous: Kawasaki trabalha em nova moto com a suspensão da Bimota Tesi
Next: Nova Triumph Tiger 1200 é vista em testes

Leia também

Honda vai mostrar conceito retrô CB1000F SE nas 8 Horas de Suzuka
  • Segredos

Honda vai mostrar conceito retrô CB1000F SE nas 8 Horas de Suzuka

15 de julho de 2025
Honda patenteia superbike elétrica 
  • Segredos

Honda patenteia superbike elétrica 

15 de julho de 2025
Aprilia registra sigla “X GP” e logotipo
  • Segredos

Aprilia registra sigla “X GP” e logotipo

15 de julho de 2025

Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticias© Todos os direitos reservados | DarkNews by AF themes.