A BMW está desenvolvendo um interessante projeto para melhorar a segurança em duas rodas. O dispositivo visa amenizar a força de impactos frontais e laterais nas motocicletas.
O projeto de patente descoberto pelos britânicos do BikeSocial detalha a colocação de um pequeno pedaço de metal em forma de V logo atrás da roda dianteira que poderia fazer uma diferença significativa em um acidente frontal ou lateral.
Normalmente, quando uma motocicleta bate em um carro, a força do impacto gira a roda para um lado. Isso não apenas tira o guidão das mãos do motociclista, mas reduz o comprimento da moto em vários centímetros deixando ainda menos espaço para absorver a força de impacto.
O componente em formato de V atrás da roda (figura 1) está ali para impedir que a roda se dobre quando for forçada para trás em um impacto, apoiando-se no quadro como uma defesa secundária e absorvendo uma quantidade significativa de energia que, de outra forma, poderia ser transmitida diretamente ao motociclista.
Pode não ser uma ideia que resolva instantaneamente o problema, mas uma evolução quando os acidentes passam do ponto de serem evitáveis. Os desenvolvimentos modernos em segurança das tem se concentrado sensatamente na idéia de evitá-los em primeiro lugar.
Também não parece ser um conceito caro ou difícil de implementar, e sem dúvida a estrutura pode receber duas tarefas: como suporte para um radiador ou carroçeria para compensar o peso e implicações de custo. Resta saber como a BMW tornaria esse elemento atraente ou discreto o suficiente para entrar em produção.