Participando do Festival de Interlagos, que está acontecendo agora no Autódromo José Carlos Pace, a BMW Motorrad do Brasil confirmou a vinda das novas F800GS e F900GS (incluindo a versão Adventure) no Brasil no segundo semestre.
Todas foram apresentadas ao mundo no Salão de Milão em novembro do ano passado. A F800GS não tem nada a ver com o modelo antigo e, na verdade, possui o mesmo motor da F900GS, um novo dois cilindros em linha de 895 cm³ que produz 103,3 cv a 8.500 rpm e 93 Nm a 6.750 rpm.
A escolha do nome F800GS foi feita porque a partir de agora, este é o modelo de entrada da linha. Acima dela está a F900GS, que possui uma carroceria própria, bem mais moderna e parecida com a R1300GS, além de mais leve. São apenas 219 kg em ordem de marcha.
Mais aventureira, a F900GS conta com garfos invertidos de 43 mm, ajustáveis na base da mola, rebote e compressão, assim como o amortecedor traseiro. As rodas raiadas tem medidas 90/90-21 e 150/70-17 ideais para o uso na terra. O assento está a generosos 870 mm do solo.
A parte eletrônica é de primeira, começando pelo painel TFT colorido de 6,5 polegadas pareável com o smartphone que conta com modos de condução ‘Rain’ e ‘Road’ como padrão. O ABS sensível à inclinação também vem de série. Pagando um pouco mais, você ainda tem os modos Dynamic e Enduro.
Uma série de acessórios será disponibilizada para você dar a volta ao mundo. Mas se isso não for suficiente, ainda há a F900GS Adventure, que tem um tanque com 23 litros, assento mais confortável e suportes de bagagem de série. E mesmo ela tem um pacote próprio de acessórios.
Além delas, também estão presentes nos boxes da BMW, a R1300GS, disponível no Brasil há poucos meses e a R12 Cruiser, confirmada na semana passada. Nada foi dito sobre preços nem disponibilidade, mas elas devem estar nas concessionárias em algum momento do segundo semestre.