Quase dois anos após ter sido anunciado como conceito, o scooter elétrico BMW CE-02 foi apresentado agora em suas formas definitivas. Com enfoque em mobilidade e praticidade, o veículo busca claramente conquistar os jovens.
Desde a apresentação do conceito, em setembro de 2021, pouco mudou no BMW CE-02. Ainda está lá o assento plano estilo “tábua de passar roupas”, assim como as rodas fundidas de 15 polegadas. O design passa a sensação de estarmos olhando para um misto de moto e de patinete.
Mas, debaixo de todo o marketing da marca, vamos ao que nos interessa: como, de fato, é construído e funciona. O BMW CE-02 terá dois tipos de motores elétricos: um com 3,2 kW (4 cv) e velocidade máxima limitada a 45 km/h; e outro de 11 kW (15 cv) que chega a 95 km/h.
Também haverá dois carregadores disponíveis. O de série possui uma potência de até 0,9 kW e recargas mais lentas. Opcionalmente a BMW disponibilizará outro com potência de 1,5 kW. O alcance de ambos os motores não foi informado. Em 2021 eles falaram em 90 km.
O chassi é uma estrutura tubular de aço convencional, com garfos telescópicos na dianteira. Na traseira, o amortecedor único é fixado do lado de esquerdo de uma balança monobraço. O acionamento do drivetrain é por uma correia dentada. Os freios são a disco nos dois eixos, ABS na frente.
O peso varia de acordo com o motor escolhido, 119 kg (versão de 4kW) ou 132 kg (versão de 11kW). O assento está a apenas 750 mm do solo, ou seja baixo, mas não tanto quanto as fotos fazem parecer. É praticamente a mesma altura de uma Kawasaki Vulcan S, por exemplo.
O painel TFT informa o usuário sobre a velocidade, o status da carga da bateria e muito mais. Uma tomada de carregamento USB-C também permite o fornecimento de energia a um smartphone e dá acesso ao aplicativo BMW Motorrad Connected.
São dois modos de pilotagem padrão com nomes descolados como “Flow” e “Surf”. O primeiro é considerado ideal para o tráfego urbano, enquanto o segundo oferece “uma experiência de pilotagem dinâmica” sem deixar muito claro o que isso significa.
Mas ainda há um terceiro modo chamado”Flash” disponível como opcional na versão Highline. De acordo com a BMW, funciona como uma adição esportiva e, novamente, dinâmica. Essa palavra é repetida cinco vezes no press release distribuído pela marca.
O BMW CE-02 é o segundo de uma série de scooters elétricos que a BMW Motorrad pretende apresentar nos próximos anos. O primeiro foi o igualmente futurista CE-04. O objetivo claro, desde ao texto de informação às fotos do modelo, é atrair a geração Z, não necessariamente motociclista.
O scooter será comercializado em duas versões, a básica, com quadro preto e cinza granito metálico fosco (presumidamente de 4kW) e a especial Highline (11kW), que tem uma aparência mais extrovertida e colorida, com garfos anodizados dourados. Preço e disponibilidade não foram informados.