A BMW está atualizando na Europa a linha de motocicletas R1200, que utilizam o tradicional motor de dois cilindros opostos “boxer”. O objetivo é adequá-lo às novas normas antipoluição do continente (Euro4) e para o resto do mundo.
São mudanças que atingem os motores dos modelos R1200RT, R1200GS/Adventure, R1200R e R1200RS, que receberão um amortecedor de vibração na saída da transmissão, atuador de cilindro seletor revisto, além de novos rolamentos e eixo de transmissão.
Além das modificações mecânicas, todos os modelos ganharam uma luz indicadora lateral, também obrigatória na Europa. A marca alemã também aproveitou para modificar alguns componentes específicos de cada motocicleta.
A linha R1200GS/Adventure, por exemplo, teve o seu painel de instrumentos revisto. A cor azul metálico não estará disponível para 2017, entretanto a opção quase que inteiramente na cor preta está de volta, como uma versão especial.
A R1200RT terá novas cores (Carbon Black metallic e Alpine White) que substituirão as antigas Ebony metallic e San Marino Blue metallic. A sua linha de acessórios expandida, como um novo sistema de ABS mais completo e luz de frenagem dinâmica, que entra em ação quando o piloto diminui bruscamente a velocidade.
Apresentado no ano passado, o chamado “Dynamic Brake Light” faz com que a luz traseira se comporte de formas diferentes, conforme o piloto aciona os freios. Na ocasião, eles já haviam informado que a novidade estaria presente na linha 2016.
A R1200R recebeu as mesmas alterações da R1200RT, mas terá uma nova cor exclusiva, o vermelho “Racing Red”. Contudo, as antigas opções em azul “Cordoba Blue” e branca “Light White” não estarão mais disponíveis. A R1200RS também receberá ABS Pro e a luz de freio dinâmica, mas o tom cinza “Granite Grey metallic” não está mais disponível.