Acabou o mistério: a BMW apresentou, no Auto Shanghai Show na China, a S1000RR HP4 Race, nova edição limitada da aclamada superbike. Inteiramente feita de fibra de carbono, a motocicleta representa o máximo em performance e tecnologia da marca alemã.
O modelo já era imensamente aguardado desde o ano passado, quando apareceu misteriosamente, ainda em forma de protótipo, no Salão de Milão (EICMA). Na ocasião, a BMW apenas expôs a moto no evento, sem responder muitas perguntas.
A imprensa, é claro, não ficou parada e nos últimos seis meses tratou de buscar informações. Ainda na semana passada, o modelo foi flagrado em uma sessão de testes secreta, o que indicava que o lançamento não demoraria a acontecer.
Na apresentação, a BMW disse que a S1000RR HP4 Race representa “a epítome da marca para inovação tecnologia pioneira e desempenho líder de classe”. Para honrar palavras tão significativas quanto essas, a montadora equipou a motocicleta com tudo do bom e do melhor disponível atualmente.
Peso pluma
Praticamente todos os seus componentes principais são de fibra de carbono, a começar pelo quadro, que pesa apenas incríveis 7,8 quilos. De acordo com a BMW, as rodas, que também são do mesmo material, são 30% mais leves do que as convencionais. O peso total é de 171 kg, com todos os fluídos e abastecida, mais leve, portanto, que as motos do World Superbike.
Motor, eletrônica, freios e tecnologias de suspensão possuem o mesmo nível de especificação da corridas de alto nível da atualidade. Isso se traduz em um motor com 215 cv de potência (15 a mais que uma S1000RR convencional), bengalas invertidas Öhlins FGR 300, amortecedor TTX 36 GP e pinças monobloco Brembo GP4 PR, exatamente iguais às do World Superbike e MotoGP.
Para controlar tudo, a BMW preparou um vasto pacote de controles eletrônicos. Controle de tração, controle do freio motor e controle anti-wheelie são programáveis para cada engrenagem, de acordo com a preferência do piloto. O painel é um display em 2D semelhante ao de corrida. Também acompanha um “data logger” para a telemetria.
Linda, cara e apenas para autódromos
Como nada pode ser perfeito, a S1000RR HP4 Race também tem os seus poréns. O primeiro – e mais significativo – é que essa maravilha tecnológica não estará habilitada em ruas e estradas. Só poderá ser desfrutada em autódromos e/ou ocasiões especiais, como a Kawasaki H2R. Esqueça, portanto, piscas e placa para aquela voltinha no final de semana.
O segundo é o seu preço. A BMW não teve pudores e já tratou de informar o quanto está cobrando pela “prata da casa”: nada menos do que 80.000 euros (R$ 265.000 em uma conversão simples), uma quantia de tirar o fôlego mesmo no velho continente. E mais: serão feitas apenas 750 unidades. Babe por cada detalhe na galeria abaixo.