A BMW está mostrando essa semana no Salão de Milão uma S1000RR HP4 especial, inteiramente construída em fibra de carbono. De acordo com a marca alemã, essa será a motocicleta mais excitante e exclusiva já construída por eles.
O modelo foi apresentado sem muitos detalhes, apenas para deixar os jornalistas presentes com água na boca: “Isso é somente um protótipo, não a moto finalizada“, disse o chefe da BMW Motorrad, Stephan Schaller ao Visordown. “Não vamos responder a muitas perguntas hoje“, acrescentou.
O que deu para notar é que essa S1000RR utiliza uma carroceria completamente diferente do modelo standard, com uso massivo de carbono na carenagem, tanque de combustível, rodas, para-lamas, chassi e braço oscilante. O escapamento era da Akrapovic, aparentemente em titânio.
Sabemos é que a BMW Motorrad está fazendo um sério esforço para conseguir produzir fibra de carbono em larga escala. O material nobre, antes utilizado apenas na aviação, agora já é extensamente empregado em carros (como o i3 e o i8) e a intenção dos alemães é transformá-lo em algo popular como o aço.
“Com o protótipo avançado HP4 Race, queremos mostrar ao mundo que estamos prontos para produzir em massa um chassi de carbono e que não é apenas um protótipo construído à mão“, disse o líder do projeto Christian Gonschor ao MCN. “No primeiro semestre do próximo ano vamos revelar mais informações sobre a moto, como peso, especificação, volume de produção e, claro, o preço.”
Espera-se que essa S1000RR HP4 seja um modelo ainda mais próximo do que compete nas pistas de corrida, como o World Superbike. Por isso, além do peso pluma graças ao uso do carbono, a motocicleta deve contar com as últimas especificações das suspensões Öhlins, dos freios Brembo e dos dispositivos eletrônicos hoje disponíveis. Mal podemos esperar para 2017!