A BMW Motorrad apresentou nessa sexta-feira (20) a R5 “Hommage”, um conceito de motocicleta custom, que utiliza motor boxer de 500cc refrigerado a ar… com compressor!
O modelo foi apresentado essa noite no concurso anual de elegância “Villa d’Este”, realizado anualmente às margens do Lago Como, no norte da Itália. O evento elege os veículos mais elegantes fabricados entre as décadas de 1920 e 1980 em parceria com o BMW Group.
O modelo nada mais é na verdade do que uma clássica R5 de 1936, uma das motocicletas mais revolucionárias de seu tempo e que foi uma influência em design até os anos 50. A R5 “Hommage” foi restaurada pelos irmãos Ronny e Benny Noren seguindo as estritas diretrizes da equipe de design da BMW em Munique.
Várias partes foram substituídas, como o quadro e o tanque de combustível, projetado para dar à Hommage um toque mais moderno do que a F5 original. A BMW levou essa ideia muito a sério, porque eles gastaram tempo e dinheiro desenvolvendo um compressor sob medida para o motor da moto, deixando seu desempenho muito mais arisco.
Freios modernos foram instalados juntamente com um novo amortecedor traseiro a gás, exatamente debaixo do assento único. Os escapamentos também são outros, com ponteiras esportivas. Como era de se esperar, os chefes da marca alemã se derreteram em elogios ao conceito.
“Esta é uma das mais belas motocicletas na história da BMW“, começou por dizer o Chefe de design da BMW Motorrad, Edgar Heinrich. “Esta é uma combinação respeitosa de old school com high tech acrescentando uma pitada de alta performance“, acrescentou o Diretor de Criação, Ola Stenegard.
O BMW Group está completando 100 anos em 2016 e a R5 Hommage será parte das celebrações que estão previstas para durar todo o ano, em todo o mundo. O empenho da marca no projeto pode significar que veremos a R5 Hommage em produção? Parece improvável, mas é bom lembrarmos que a R Nine T também foi primeiramente apresentada como conceito…