A BMW Motorrad apresentou hoje (7) a sua linha adventure média, que foi totalmente renovada para 2024. F750GS e F850GS saem de cena para a chegada das novas F900GS e F900 Adventure, enquanto que a F800GS retorna como modelo de entrada.
Confirmando as expectativas iniciais, a BMW resolveu unificar a linha GS média com o mesmo motor de 895 cm³ que equipa a F900R e F900XR. Um bicilíndrico em linha, com ordem de disparos a 270º, que produz 103,3 cv a 8.500 rpm e 93 Nm a 6.750 rpm. Acima dos 94 cv da F850GS anterior, que tinha outro motor, de 853 cm³.
Completamente nova, a F900GS chama atenção pela sua magreza e linhas suavizadas. Os faróis assimétricos deram lugar a um conjunto óptico unificado em que se destaca a faixa de luzes diurnas. Claramente os engenheiros alemães direcionaram a motocicleta à pura diversão Off-Road, talvez para brigar melhor com a Yamaha Ténéré 700.
Embora a construção básica do chassi tenha permanecido a mesma, a BMW reduziu 14 kg através de uma dieta que envolveu várias peças: farol (-600 gramas), braço oscilante (-200 g), cavalete lateral (-400 g), escapamento (-1,7 kg). O tanque de combustível, agora de plástico, pesa 4,5 kg a menos que o antigo de aço e comporta apenas 14,5 litros. São 219 kg em ordem de marcha.
Já que também quer brincar na terra, a F900GS recebeu garfos invertidos de 43 mm, que são ajustáveis na base de mola, rebote e compressão. Na traseira, a moto conta com um amortecedor com regulagens via cliques que permite alterações no rebote e na pré-carga. As rodas raiadas tem tamanhos 90/90-21 e 150/70-17 e a altura do assento em relação ao solo é de 870 mm.
Se isso não for suficiente para você, pode-se solicitar o pacote “Enduro Pro”, com chassi totalmente ajustável na frente e atrás, além de tirantes de guidão e corrente “M Endurance”. A atualização da suspensão na F900GS Adventure é chamada de Pacote “Ride Pro” e inclui um amortecedor de mola Dynamic ESA. São 230 mm e 215 mm de curso da mola na dianteira e traseira.
Para tornar a moto mais fácil de se movimentar em pé, as pedaleiras estão 20 milímetros mais baixas e o guidão 15 milímetros mais alto. O piloto tem à sua disposição uma tela TFT colorida de 6,5 polegadas com os modos de condução ‘Rain’ e ‘Road’ como padrão, bem com controle de tração e um ABS sensível à inclinação.
Isto pode ser levado ainda mais longe com a instalação da configuração do modo opcional ‘Pro’, que adiciona os modos ‘Dynamic’ e ‘Enduro’ à festa – bem como um controle de tração dinâmico (DTC), que ajuda a prevenir travamentos indesejados da roda traseira. Há ainda ignição sem chave e a opção de equipar a moto com o sistema de chamada de emergência SOS.
Como já é de hábito, a BMW F900GS Adventure é tão diferente que é considerada um modelo à parte e agora, mais do que nunca. Bem mais volumosa, a motocicleta tem uma aparência mais reconhecível, graças a um conjunto óptico diferente, com faróis assimétricos integrados claramente inspirado no design anterior, além e de vir com aletas laterais mais protuberantes.
Melhor para encarar longas viagens, a F900GS Adventure possui um para-brisa estendido, que afasta o vento do condutor, além de um tanque de aço de 23 litros, protetor de motor, assento em dois níveis, bem mais confortável e suportes de bagagem de série. Opcionalmente ainda há uma lista infinita de acessórios disponíveis, como o já citado Pacote “Ride Pro”.
A nova F900GS estará disponível nos concessionários europeus em três opções de cores, preto, amarelo e tricolor por cerca de 13.750 euros, sem custos adicionais. A F900GS Adventure só estará disponível nas cores preto e branco por cerca de 14.750 euros. Os modelos estarão disponíveis a partir do primeiro trimestre de 2024.
BMW F900GS
BMW F900GS Adventure