A BMW está comemorando 50 anos de sua divisão de automobilismo com uma versão especial de sua superbike M1000RR. Além de contar com o pacote de competição opcional, o modelo tem uma cor exclusiva e pode ser encomendada durante um período limitado de tempo.
A BMW Motorsport GmbH (hoje BMW M GmbH) foi fundada em 1972 para agrupar todas as atividades de automobilismo do fabricante alemão e construir veículos de competição. O carro CSL 3.0 fez a sua estreia nas pistas no ano seguinte. Em 1979 veio o icônico M1, que marcaria toda a década de 1980.
Mais de quatro décadas depois, a BMW decidiu expandir as atividades também ao motociclismo dando origem à M1000RR, versão de homologação da S1000RR para competir no WorldSBK. O “pacote M”, no entanto, pode ser comprado nas concessionárias à parte.
A chamada BMW “M RR 50 Years M” é, portanto, baseada na S1000RR, que por sua vez forma a base para a moto do Mundial de Superbike. O modelo vem de fábrica com o “Pacote M Competition” o que significa uma série de brindes, como muitos acabamentos em fibra de carbono e peças fresadas M.
O braço oscilante também é diferente, 200 gramas mais leve em alumínio anodizado prateado, e a corrente “M Endurance” é a mesma do WorldSBK. O escapamento é de titânio, sistema de freios M e as rodas de carbono. É claro que as indispensáveis asas estão lá.
O motor, no entanto, é o mesmo da S1000RR padrão, ou seja um quatro cilindros em linha com comando duplo variável de válvulas “ShiftCam” que entrega cerca de 210 cv a 13.500 rpm. O proprietário leva ainda uma capa para o assento traseiro e um código para desbloquear o módulo de dados GPS integrado.
Vale destacar também que suspensão Marzocchi é ajustável manualmente, como o modelo básico S1000RR em vez da configuração semi-ativa encontrada na S1000RR Sport de especificação intermediária. O recurso pode ser encontrado na rival Ducati Panigale V4 SP2.
Como cereja no bolo, a cor “Sao Paulo Yellow” também é exclusiva, a mesma do BMW M4. “A cor é uma afirmação”, disse Dr. Alexander Wehr, chefe de vendas e marketing. “Eu acho que essa ideia de ter produtos que realmente se encaixam em diferentes mentalidades e estilos de vida é realmente ótima. Haverá uma celebração durante todo o ano.”
O modelo especial pode ser encomendado de 21 de maio a 30 de novembro de 2022 e custa 37.560 euros na Alemanha. Isso é exatamente o preço da M1000RR (33.000 euros), atualizada com o M Competition Package (4.560 euros). Disponibilidade no Brasil ainda é desconhecida.