Skip to content
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticas

Informação de qualidade em duas rodas.

  • Notícias
    • Recall
    • Matérias Especiais
  • Segredos
  • Alta Rotação
    • MotoGP
      • Moto2
      • Moto3
    • WorldSBK
    • MotoE
    • Mundial de Endurance
    • Road Racing
      • TT na Ilha de Man
      • North West 200
      • Macau
      • Ulster Grand Prix
    • Superbike Brasil
    • Moto1000GP
    • Off Road
  • História
    • Motos Históricas
  • Technik
  • Conceitos e Customizações
  • Vídeos
  • Notícias

BMW apresenta linha R nine T renovada para 2021

Lucas Carioli 22 de outubro de 2020


A BMW Motorrad apresentou hoje (22) a linha 2021 da R nine T. A motocicleta retrô da marca alemã ganhou atualizações em todas as áreas e a pintura comemorativa de 40 anos da série GS, vista pela primeira vez na F850GS e R1250GS.

Apresentada pela primeira vez em 2013, a R nine T chegou a ser oferecida no Brasil, mas o segmento retrô não tem aqui o mesmo impacto que na Europa, onde possuem seis versões diferentes desde 2017. Embora não seja exatamente uma nova geração, podemos dizer que é a segunda vez que a moto passa por atualizações significativas.

O principal motivo foi enquadrar a R nine T aos novos limites de emissões do Euro5, que passam a ser obrigatórios em 1º de janeiro de 2021. Por isso, BMW realizou algumas mudanças no motor “Boxer”, mas sem precisar aumentar os seus 1.170 cm³. O cabeçote foi reprojetado, assim como a câmara de combustão para uma melhor queima.

Graças a isso e apesar de utilizar catalisadores maiores no escapamento, a potência máxima praticamente não se alterou, 109 cv a 7.250 rpm (anteriormente 110 cv a 7.750 rpm), assim como o torque, 116 Nm a 6.000 rpm. Mas eles afirmam que a sensação de força é mais tangível entre 4.000 e 6.000 giros.


Mais mudanças mecânicas são perceptíveis nos novos suportes de suspensão, com amortecimento dependente do curso (WAD) na dianteira e uma chave com cliques para ajustar a pré-carga da mola no amortecedor traseiro, recursos agora disponibilizados de série em todas as versões.

É na parte eletrônica onde a maioria das mudanças se concentra. Toda a linha agora se beneficia de ABS em curvas e de Controle Dinâmico de Freio (o acelerador é desligado em frenagens fortes) de série. O acelerador agora também é ride by wire, o que permite confortos extras, como controle de cruzeiro e os modos de pilotagem “Pro”.

Se você comprar uma R nine T normal ou a versão Pure, por exemplo, terá acesso ao “modo dinâmico”, que torna o acelerador mais responsivo e o controle de tração e ABS menos intrusivos. Já se preferir a versão Urban G/S ou Scrambler você obtém o “modo dirt”, que diminui bastante a influência do controle de tração na roda traseira permitindo derrapagens a granel.

O painel, embora analógico com informações digitais de LCD é novo, com dois mostradores circulares na R nine T normal e com apenas um mostrador nas demais. Todas as versões contam agora com um novo farol com iluminação de LED, inclusive nos piscas. Uma tomada USB para carregar o smartphone foi adicionada.

No final das contas, o estilo foi o que menos mudou, o que é uma boa notícia para os apreciadores do segmento. O design foi apenas realçado e conta com uma ampla gama de acabamentos de pintura exclusivos, inclusive a comemorativa de 40 anos da série GS, disponível na Urban G/S. Ainda há a  “Option 719”, que você pode customizar com quantos acessórios quiser. Sua chegada às concessionárias acontece apenas em 2021.

BMW R Nine T

BMW R Nine T Pure

BMW R Nine T Scrambler

BMW R Nine T Urban G/S

BMW R nine T Urban G/S 40 Years


Tags: BMW Motorrad Notícias R Nine T

Continue Reading

Previous: KTM anuncia outra 890 Adventure, dessa vez para andar no asfalto
Next: BMW expande linha custom com nova R18 Classic

Leia também

KTM vende divisão de carros esportivos para cervejaria belga
  • Notícias

KTM vende divisão de carros esportivos para cervejaria belga

20 de agosto de 2025
Harley-Davidson registra a maior queda em mais de 100 anos de história no Q1 de 2025
  • Notícias

Harley-Davidson registra a maior queda em mais de 100 anos de história no Q1 de 2025

14 de agosto de 2025
Na França, BMW R 1300 GS e F 900 GS ganham acabamento “Dark”
  • Notícias

Na França, BMW R 1300 GS e F 900 GS ganham acabamento “Dark”

12 de agosto de 2025

Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticias© Todos os direitos reservados | DarkNews by AF themes.