A BMW Motorrad apresentou hoje (22) a linha 2021 da R nine T. A motocicleta retrô da marca alemã ganhou atualizações em todas as áreas e a pintura comemorativa de 40 anos da série GS, vista pela primeira vez na F850GS e R1250GS.
Apresentada pela primeira vez em 2013, a R nine T chegou a ser oferecida no Brasil, mas o segmento retrô não tem aqui o mesmo impacto que na Europa, onde possuem seis versões diferentes desde 2017. Embora não seja exatamente uma nova geração, podemos dizer que é a segunda vez que a moto passa por atualizações significativas.
O principal motivo foi enquadrar a R nine T aos novos limites de emissões do Euro5, que passam a ser obrigatórios em 1º de janeiro de 2021. Por isso, BMW realizou algumas mudanças no motor “Boxer”, mas sem precisar aumentar os seus 1.170 cm³. O cabeçote foi reprojetado, assim como a câmara de combustão para uma melhor queima.
Graças a isso e apesar de utilizar catalisadores maiores no escapamento, a potência máxima praticamente não se alterou, 109 cv a 7.250 rpm (anteriormente 110 cv a 7.750 rpm), assim como o torque, 116 Nm a 6.000 rpm. Mas eles afirmam que a sensação de força é mais tangível entre 4.000 e 6.000 giros.
Mais mudanças mecânicas são perceptíveis nos novos suportes de suspensão, com amortecimento dependente do curso (WAD) na dianteira e uma chave com cliques para ajustar a pré-carga da mola no amortecedor traseiro, recursos agora disponibilizados de série em todas as versões.
É na parte eletrônica onde a maioria das mudanças se concentra. Toda a linha agora se beneficia de ABS em curvas e de Controle Dinâmico de Freio (o acelerador é desligado em frenagens fortes) de série. O acelerador agora também é ride by wire, o que permite confortos extras, como controle de cruzeiro e os modos de pilotagem “Pro”.
Se você comprar uma R nine T normal ou a versão Pure, por exemplo, terá acesso ao “modo dinâmico”, que torna o acelerador mais responsivo e o controle de tração e ABS menos intrusivos. Já se preferir a versão Urban G/S ou Scrambler você obtém o “modo dirt”, que diminui bastante a influência do controle de tração na roda traseira permitindo derrapagens a granel.
O painel, embora analógico com informações digitais de LCD é novo, com dois mostradores circulares na R nine T normal e com apenas um mostrador nas demais. Todas as versões contam agora com um novo farol com iluminação de LED, inclusive nos piscas. Uma tomada USB para carregar o smartphone foi adicionada.
No final das contas, o estilo foi o que menos mudou, o que é uma boa notícia para os apreciadores do segmento. O design foi apenas realçado e conta com uma ampla gama de acabamentos de pintura exclusivos, inclusive a comemorativa de 40 anos da série GS, disponível na Urban G/S. Ainda há a “Option 719”, que você pode customizar com quantos acessórios quiser. Sua chegada às concessionárias acontece apenas em 2021.
BMW R Nine T
BMW R Nine T Pure
BMW R Nine T Scrambler
BMW R Nine T Urban G/S
BMW R nine T Urban G/S 40 Years