A BMW Motorrad apresentou hoje (28) a linha 2022 da K1600. As poderosas cruisers alemãs foram completamente renovadas, ganhando novo design, motor e eletrônica.
Apresentada originalmente em 2011, a linha K1600 era a única conexão da BMW Motorrad com o universo cruiser/custom até a chegada da série R18 no ano passado. Mas, como antecipávamos, aqui, felizmente os alemães não tinham planos de aposentar essas motos.
A principal novidade diz respeito ao motor de seis cilindros em linha, um primor de suavidade de funcionamento, que agora obedece a todos limites de emissões do Euro5, sem perder nenhum dos seus 160 cv, agora atingidos 1.000 rpm antes, a a 6.750 giros, enquanto o pico do torque passou de 17,8 kgf.m para 18,3 kgf.m.
Curiosidade sobre o motor: com uma largura total de 55,5 centímetros e apenas 102,6 quilos de peso, a BMW Motorrad considera o propulsor da K1600 como o seis cilindros em linha mais estreito e leve em produção de série. O seu consumo também foi aprimorado e, com um tanque de 26,5 litros, a autonomia pode chegar a 450 km.
Os quatro modelos disponíveis, GT, GTL, B (de Bagger) e Grand America são facilmente reconhecíveis pelo facelift que receberam no grupo óptico frontal. Novos faróis de LED, com luzes de curva permitiram que a frente fosse desenhada de forma mais nítida. Além disso, os faróis oferecem compensação de rotação ao frear e acelerar.
Como você já notou, a parte eletrônica da linha K1600 é, como sempre, um show a parte e começa com o sistema de gerenciamento do motor, que foi totalmente atualizado com uma nova IMU, que calcula o ângulo de inclinação e regula o ABS, o controle de tração e de torque.
Parte deste sistema vem das suspensões semi-ativas “Dynamic ESA Next Generation” que ajusta automaticamente a pré-carga, compressão e rebote com base nos dados de condução colhidos pela IMU. Isso pode ser gerenciado pelos modos de pilotagem Rain (Cruise na Grand America e B), Road e Dynamic.
Tudo é visualizado através de um novo painel retangular TFT com resolução HD de 10,25 polegadas, aquele que pode dividir a tela com duas funções diferentes. O compartimento do celular sob o para-brisa eletricamente ajustável oferece uma entrada USB de carga rápida e resfriamento por meio de um ventilador elétrico.
As quatro versões podem ser separadas em dois grupos: GT e GTL, mais esportivas e voltadas para um único ocupante; Bagger e Grand America, mais clássicas, a última com o “trono” para você colocar sua rainha com todo o conforto. O sistema de áudio também atualizado e pode ser totalmente integrado ao painel e ao smartphone via Bluetooth.
Ironicamente, a K1600 não conta com o esperado controle de cruzeiro adaptativo baseado em radares que estreou na Ducati Multistrada e na BMW R 1250 RT ainda no ano passado. Por que? A BMW alegou problemas de espaço como o motivo. O lado positivo é que o preço não cresceu muito.
A linha K1600 pretende estar nas concessionárias europeias em março do ano que vem com a GT por volta de 26.000 euros, GTL € 28.000, Bagger € 26.000 e Grand America € 30.000. As cores variam de acordo com o modelo, a mais impressionante delas, talvez seja a opção branca com grafismos azuis da GT.