A BMW apresentou hoje (8) as primeiras fotos da nova G310R. Tal como acontece com a sua irmã G310GS, apresentada na semana passada, a roadster de entrada da linha ganhou um retoque estético e atualizações em todas as áreas.
Bem aceita desde o seu lançamento em 2015, a G310R apenas recebia críticas por seu design com influências indianas, que parecia inofensivo demais para uma BMW. Desenvolvido inteiramente em Munique, na Alemanha, o novo modelo promete corrigir isso com um estilo mais agressivo e próximo da S1000R.
Embora o modelo se pareça muito com o seu antecessor em uma olhada rápida, os engenheiros alemães alteraram o formato do farol, deixando-o mais anguloso, assim como as coberturas do radiador nas laterais. As peças são da cor cinza titânio metálico, o que garantiu um ar mais encorpado à motocicleta.
O motor, no entanto, não seguiu a mesma toada e permanece praticamente o mesmo monocilíndrico de 313 cm³, que rende 34 cv a 9.500 rpm e um torque máximo de 28 Nm a 7.500 rpm, o que pode frustrar alguns fãs. As mudanças apenas visaram enquadrá-lo aos limites de emissões do Euro5 na Europa e do BS6 na Índia.
Apesar disso, houve sim melhorias mecânicas, como a nova embreagem anti-estalo, que reduz significativamente a força necessária para puxar o manete (regulável em quatro estágios) e a agressividade do freio-motor. O acelerador aposentou os cabos e passa a ser do tipo ride-by-wire. A moto ainda conta com “e-gas”, um recurso que aumenta automaticamente as rotações do motor frio para evitar que apague ou engasgue.
A nova G310R também recebeu upgrades na iluminação e agora usa a tecnologia LED completa. Farol, setas indicadoras e a lanterna traseira dispensam as antigas lâmpadas convencionais e agora brilham mais consumindo menos energia. Apesar disso, o modelo ficou ligeiramente mais pesado que o anterior, 163 kg contra 158,3 kg provavelmente graças aos maiores catalisadores necessários.
A nova G310R será oferecida nas cores preta (Cosmic Black), branca (Polar White) e na nova “Style Sport”, que combina preto, branco, cinza e vermelho no quadro e nas rodas. O modelo chega primeiro na Índia, graças à parceria da BMW com a TVS onde fica mais barata: 245.000 lakh (R$ 19.600) contra 299.000 lakh (R$ 23.920) do modelo 2020.