A BMW Motorrad apresentou no prestigiado Concorso d’Eleganza Villa d’Este, na Itália, a R20, um conceito de moto custom com o motor “Big Boxer” aumentado de 1.800 para 2.000cc.
Como quase todos os conceitos modernos, o estilo da R20 mescla design retrô com tecnologia moderna. O tanque de alumínio é totalmente novo, o farol circular tem luz diurna LED montada em um anel de alumínio impresso em 3D, com a iluminação principal no centro.
Enquanto isso, a lanterna traseira está integrada na parte traseira do assento único, que é estofado em alcantara acolchoada e couro de alta qualidade. A tinta aplicada tem uma nova formulação, que atinge uma cor “mais quente que rosa” de acordo com eles mesmos.
O motor permanece refrigerado a ar/óleo, mas a BMW desenvolveu um novo e mais discreto radiador de óleo que agora fica logo abaixo do cabeçote, em vez da base do motor. O escapamento 2 x 2 sai da frente dos cilindros e termina logo atrás das pedaleiras.
Com 154,94 cm, a distância entre eixos do R20 é significativamente mais curta do que a das custom R18, mas ainda um pouco mais longa do que a que você encontraria na R1250R. O braço oscilante Paralever é totalmente novo. A Öhlins fornece seus componentes de suspensão.
Outra mudança são as rodas de 17 polegadas, medidas 120/70 na dianteira e 200/55 na traseira. Na frente, os freios tem pinças duplas de seis pistões de montagem radial, enquanto atrás utiliza-se uma pinça de quatro pistões, todas fornecidas pela ISR.
A BMW não bota para perder, de modo que esse conceito deve resultar em um modelo de produção em breve, assim como aconteceu com a R18. A expectativa é de que os alemães façam uma muscle bike para enfrentar a Ducati Diavel V4 e Triumph Rocket III.







