A BMW Motorrad revelou hoje (2) as primeiras imagens do CE-02, conceito desenvolvido especialmente para a geração Z. Pequeno e prático, o scooter elétrico promete ser o parceiro ideal em deslocamentos urbanos.
Futurista e exótico, o CE-02 tem o design semelhante ao CE-04 apresentado mais cedo esse ano. Lá está o assento “tábua de passar roupas” e o braço oscilante de apenas um lado. Entretanto, não há carenagens e o largo estribo para apoiar os pés. Suas dimensões são bem diminutas e até lembram o Honda Grom nesse sentido.
O BMW CE-02, no entanto, está longe de ser uma moto convencional e traz uma série de inovações em termos de design. Há um suporte de metal abaixo da bateria onde você pode montar pinos ou, como a BMW sugere nas fotos conceituais, prender um skate para funcionar como apoio para os pés.
Na frente do assento se eleva em uma protuberância, criando uma pequena área de armazenamento. Duas tiras elásticas podem ser usadas para segurar outros itens pequenos. Quatro pequenos projetores formam o farol. As lanternas traseiras de LED são apenas filetes que, combinado com o assento de silicone, criam um efeito interessante.
Com o assento a apenas 728 milímetros do solo, o CE-02 permite que os condutores personalizem sua própria posição de pilotagem, seja mais para trás com os pés à frente como em uma custom ou inclinados para a frente com os pés para trás, como em uma esportiva. O painel, uma pequena tela horizontal de TFT, é minimalista.
Montado embaixo do assento, com acionamento por correia, está o motor que desenvolve 11 cv, suficientes para impulsionar o scooter de 119 kg a uma velocidade máxima de 90 km/h. A BMW não forneceu detalhes sobre a bateria, exceto que a autonomia pode chegar a 90 km.
As rodas fechadas tem 15 polegadas com pneus gorduchos. Poucas informações foram dadas sobre a suspensão, que tem garfos de aparência robusta na dianteira e um amortecedor inclinado no lado traseiro direito, o mesmo onde estão os discos de freio com pinças de dois pistões na frente e apenas um atrás.
A BMW Motorrad está muito preocupada em se manter relevante nos próximos anos. Convencida de que veículos elétricos com enfoque em praticidade vão dominar o mercado, a fabricante já registrou as siglas de uma série de novos modelos. CE-02 e CE-04 estavam entre elas. E tem muito mais.
Por enquanto o CE-02 é apenas um estudo. Mas o CE-04 também era e sua chegada às concessionárias europeias está programada para 2022. Dito isso, é importante destacar que o conceito está sendo mostrado nos sites da BMW em países selecionados: 23 das 36 nações europeias, apenas a Malásia na Ásia e, para as Américas, somente o Canadá.