A BMW Motorrad anunciou ontem (25) a produção nacional da F750GS e F850GS para o último quadrimestre do ano. As motocicletas serão montadas na nova fábrica da marca em Manaus (AM) envolvendo um grande esforço de capacitação dos funcionários e novos fornecedores locais exclusivos.
Apresentadas no Salão de Milão (EICMA) do ano passado, as big trail chegaram para substituir as antigas F700GS e F800GS respectivamente. Os modelos possuem um novo motor, com ordem de disparos a 270 graus (e dois eixos balanceadores para reduzir as vibrações), além de quadro e suspensões inteiramente revistos.
Ao contrário do que suas nomenclaturas sugerem F750GS e F850GS possuem o mesmo motor, um bicilíndrico em linha de 853 cm³, com a sua força sendo controlada apenas na eletrônica: enquanto a primeira, de caráter mais urbano, possui 79 cv 7.500 rpm, a segunda, mais “endurista” oferece 95 cv a 8.250 rotações (dados europeus, sem as devidas adaptações à nossa gasolina e estradas).
Além do investimento em novas tecnologias de manufatura e da capacitação dos funcionários da linha de montagem, novos fornecedores locais exclusivos foram desenvolvidos para os novos modelos que começam a ser fabricados no último quadrimestre do ano. Um total de 14 fornecedores brasileiros foram homologados para estes novos produtos.
“A fábrica do BMW Group para a produção de motocicletas em Manaus está focada na tecnologia e na qualidade para trazer novos produtos ao mercado brasileiro”, explica Alejandro Echeagaray, Presidente da fábrica do BMW Group em Manaus (AM). “Com esta nova ação, já investimos aproximadamente R$ 60 milhões nos últimos dois anos para trazer novas tecnologias ao mercado brasileiro”, complementa.
Dessa forma, F750GS e F850GS dividirão espaço na linha de montagem com outros dez modelos produzidos localmente: G310R, G310GS; R1200GS; R1200GS Adventure; S1000R; S1000RR; S1000XR, além da F700GS (a primeira a sair da nova fábrica, em outubro de 2016), F 800GS e F800GS Adventure, que continuam em produção por enquanto.
BMW F750 GS
BMW F850 GS