A BMW finalmente confirmou oficialmente hoje (19) que uma versão Scrambler da R Nine T está sendo desenvolvida. O modelo deverá ser apresentado no Salão de Milão, em novembro na Itália.
Informações sobre uma Scrambler da BMW vem sendo apuradas pelo Notícias Motociclísticas nos últimos meses. O site britânico, Motorcycle News chegou a encomendar um desenho de como será a versão da marca alemã.
Na semana passada, uma versão da R Nine T chamada de “Concept Path 22” foi apresentada, no evento Wheels & Waves custom bike show, em Biarritz na França. Ao contrário de ser apenas mais um conceito, a moto parecia ter peças que serão, de fato, usadas no modelo final.
Agora, os líderes do projeto da BMW revelaram mais detalhes de como a Scrambler alemã será. O tanque, por exemplo, não será em alumínio como a R Nine T e sim aço prensado, mais comum e barato. As bengalas dianteiras são de uma especificação mais simples que os derivados da S1000RR, assim como os freios. O objetivo é menos desempenho e estimular a criatividade dos proprietários.
“Uma Scrambler é a epítome de uma motocicleta além das normas e convenções estabelecidas. As especificações de desempenho não são de tanto interesse – estilo e originalidade contam mais. Scramblers expressam paixão e são tão variadas quanto seus proprietários. A Concept Path 22 é a nossa própria interpretação baseada na R Ninet. Esta última constitui a base perfeita para uma conversão para Scrambler.” (Edgar Heinrich, Chefe da BMW Motorrad Design)
A confirmação veio de outras fontes também: “a Scrambler virá com um motor boxer de dois cilindros com acionamento por cardã, como é típico na BMW“, disse Ola Stenegard, chefe do projeto. Stephan Schaller, chefe da divisão de motocicletas foi ainda mais longe: eu acho que uma Scrambler é uma ideia muito boa e talvez verão algo ainda nesse ano. Na verdade você pode esperar com certeza“, garantiu. “Estamos pensando em outras versões também, como uma Cafe Racer“, continuou contando.
O conceito Scrambler foi trazido de volta no ano passado pela Ducati, inspirada por um modelo da marca de grande sucesso nos anos 60 e 70. A ideia por trás é criar uma moto simples, com foco em praticidade e divertimento, uma “tela em branco” para estimular os proprietários a customizarem suas próprias motos.
Lançada no Salão de Milão do ano passado, a Ducati Scrambler foi a primeira moto da marca montada fora da fábrica de Borgo Panigale, e sim em suas novas instalações na Tailândia. O sucesso foi imediato, tanto que a Ducati deve fechar 2015 com um novo recorde de vendas mundiais.