Assim como já havia feito na linha R1200, a BMW também anunciou pequenas atualizações nas médias, F700 e F800GS para 2017. Os modelos ganharam novos escapamentos e sistemas eletrônicos.
A motivação das alterações é a mesma, enquadrar as motocicletas aos últimos limites de emissões do Euro4, aproveitando para deixá-las menos agressivas ao meio ambiente também em outras regiões como o Brasil, que possui o Promot 4, cada vez mais exigente.
Para isso, os engenheiros alemães redesenharam o sistema de exaustão, com uma nova ponteira em aço inoxidável, similar tanto para a F700GS quanto para a F800GS. Para que as motos não perdessem potência, outras alterações foram feitas, na parte eletrônica.
Além dos modos de pilotagem “Rain” e “Road”, de série da F700GS, agora há os opcionais “Enduro” e “Enduro Pro” na F800GS, já que o modelo tem uma proposta mais off-road. Um novo acelerador ride-by-wire completo oferece uma melhor resposta, segundo a BMW.
Essas modificações permitiram que o motor de dois cilindros e 798cc (igual nas duas motos) não perdesse potência. Pelo contrário, a marca alemã estima que o propulsor esteja rendendo agora cerca de 10 cv a mais, em um total de 85 cv. Ambas também receberam um novo painel de instrumentos, mais fáceis de ler e com opções cores na iluminação.
Os dois modelos estão a venda no Brasil. A F700GS foi recém-anunciada, para ocupar o lugar da finada 650GS. A F800GS já está disponível há mais tempo tendo o preço de tabela em R$ 41.455,00. A versão Adventure, topo de linha, (R$ 49.400,00) ganhou um detalhe importante: um protetor para o radiador galvanizado, com o emblema “GS”.
BMW F700GS
BMW F800GS