A BMW Motorrad vai abrir, nos próximos dias, a fase de pré-venda da R18 no Brasil. A primeira custom da marca alemã em 15 anos parte de R$ 139.900,00 e os primeiros compradores ganharão itens exclusivos.
Introduzida no exterior em março de 2020, a BMW R18 marca o retorno da fabricante bávara ao segmento custom, que abandonou com a saída de linha da R1200C em 2004. O objetivo é dividir terreno com as Harley-Davidson de grande capacidade, com a linha CVO Road Glide.
Para isso, a BMW fez a motocicleta de aparência mais convencional possível, com frente alta, traseira baixa, cromados e aquele aspecto sóbrio que só os alemães conseguem fazer. Mas a inspiração, ao contrário do que se imagina, não é norte-americana e sim o modelo R5 que eles mesmos fabricavam em 1936.
O motor também não é um V-Twin e sim um dois cilindros contrapostos de 1.800cc apelidado de “Big Boxer” que entrega 91 cv a 4.750 rpm e 15 kgf.m de torque a 3.000 rpm. É preciso, porque o conjunto todo pesa 345 kg. O câmbio de seis marchas tem até uma ré acionada de forma elétrica. A transmissão é via eixo cardã.
Apesar da ciclística convencional, com quadro de berço duplo de aço e garfos telescópicos convencionais de 49mm sem regulagens, a R18 é bem recheada de apetrechos eletrônicos, como três modos de pilotagem, controle de tração, controle de cruzeiro, controle de colina, controle de torque, acelerador ride-by-wire e muito mais.
A pré-venda da BMW R 18 se inicia no próximo dia 18 de agosto e os primeiros compradores ganharão itens exclusivos. Chamado de “R18 Welcome Package”, o kit é composto de um livro heritage, boné, cinto, três logos históricos, luvas brancas, chave de fenda estilo chave e parafuso para trocar os logos da moto.