Duas marcas canadenses, a BlackBerry e a Damon Motors anunciaram hoje (7) na CES 2020 uma parceria que a pretende mudar a maneira como pensamos sobre motos e revolucionar a segurança com seu novo modelo, Hypersport Pro.
Completamente elétrica, a superbike é capaz de ajustar eletronicamente sua posição de pilotagem em movimento, como também possui uma combinação de radar, telemática e câmeras para criar uma rede de segurança de 360º para alertar o motociclista dos riscos a sua volta.
O sistema desenvolvido pela BlackBerry chama-se “CoPilot” e rastreia velocidade, direção e dezenas de objetos em torno da motocicleta. Tudo isso é processado por uma centralina eletrônica para antecipar ameaças e avisar o piloto através de LEDs, vibrações (alertas hápticos) ou visualmente em um espelho retrovisor digital.
O CoPilot ainda utiliza elementos de inteligência artificial para se adaptar à personalidade e ao estilo de pilotagem do motociclista. Por exemplo, sempre que o condutor reage a um aviso como frear ou desviar, os dados são transmitidos e gravados em uma nuvem onde atualizações são lançadas periodicamente para todos os usuários. A Damon prevê três níveis de auxílio como:
- Nível 1 – Detecção básica: A motocicleta está equipada com os sensores necessários para ver uma colisão em potencial por todos os lados e avisar o motociclista.
- Nível 2 – Antecipatório: A motocicleta está equipada com os sensores e a capacidade necessária para rastrear a direção, velocidade e velocidade dos veículos a sua volta para antecipar sua abordagem e potencial em impedir o direito de passagem do motociclista.
- Nível 3 – Automação Crítica: A motocicleta está equipada com os sensores e a capacidade necessárias para entender as habilidades e intenções do motociclista.
Este terceiro nível utilizará informações ambientais e de condições da estrada em tempo real para ajustar a aceleração, freios e outras funções de controle para garantir que a motocicleta não exceda o nível de habilidade do motociclista e/ou as condições da estrada.
“Descansando nos louros de 100 anos de história e com um inventário de motocicletas projetadas nostalgicamente para estilos específicos de pilotagem, a complacência demonstrada pelos fabricantes fez com que as motocicletas atuais não atendam às necessidades da geração Y“, disse o CEO da Damon, Jay Giraud.
Para a Damon, os computadores “Não governados por distrações emocionais ou reações irracionais reagem muito mais rapidamente que os humanos” e “à medida que o mundo muda para a direção autônoma [em carros], a necessidade de motos mais seguras e conduzidas de maneira inteligente crescerá no mesmo ritmo“, acreditam. “Um sistema comparável de recursos de segurança se tornará, portanto, um fator crítico para seu crescimento contínuo como um meio viável para o transporte interurbano“.
A Damon Hypersport Pro está sendo apresentada hoje (7) na Consumer Electronics Show (CES), a maior feira de produtos eletrônicos do mundo que acontece anualmente em Las Vegas, nos Estados Unidos. Ainda não há informações sobre desempenho, disponibilidade ou o preço do modelo.