Após o anúncio oficial da chegada da Bimota ao WorldSBK, começam as especulações sobre como será a nova superbike. Segundo a imprensa japonesa será a KB5, com chassi italiano e o motor da Kawasaki Ninja ZX-10RR.
Recapitulando: em 2019, a Kawasaki adquiriu 49,9% da Bimota, lendária fabricante italiana fundada em 1973 por Valerio Bianchi, Giuseppe Morri e Massimo Tamburini que estava inativa. Desde então, três modelos foram lançados: a sobrealimentada Tesi H2, a retrô KB4 e a crossover Tera.
Não foi tão surpreendente, portanto, quando a Kawasaki anunciou, em abril desse ano, que estava retirando a marca verde do WorldSBK em 2025 para a entrada da Bimota e assim promover o seu nome. A equipe, Provec Racing, seguirá a mesma, assim como os pilotos, Alex Lowes e Axel Bassani.
De acordo com informações da imprensa que acompanha o WorldSBK, a nova motocicleta será uma legítima Bimota e não apenas uma Kawasaki com outro logotipo. Informantes da equipe garantem: todos irão se surpreender com o novo modelo.
Então, os colegas japoneses da revista Young Machine já encomendaram uma ilustração (acima), fortemente baseada na Ninja ZX-10RR atual, porém com uma pintura em carbono preta, escapamento diferenciado, suspensões Öhlins e pinças de freio Brembo.
E por que Bimota KB5? Na tradição da Bimota, a primeira letra do modelo (neste caso K) refere-se ao motor com que está equipado, Kawasaki, enquanto a segunda letra (B) refere-se à marca, Bimota. E o número 5 é porque será o quinto modelo fabricado com essa combinação.
Antes da aquisição, o último modelo Bimota com motor Kawasaki foi a KB3, em 1982, que utilizava o motor da Z1000 da época. Não por acaso, a nova KB4 é impulsionada pelo motor da Z1000 moderna. Faz todo o sentido, portanto, a nova motocicleta ser chamada de KB5. Mas o tempo é quem vai dizer.