Apesar do silêncio dos últimos meses, a Bimota reiterou que pretende levar a diante o projeto da KB4, a nova superbike retrô da marca, que terá sua produção iniciada no início de 2021.
Após anos em hibernação, a Bimota voltou com tudo no final do ano passado sob o comando da Kawasaki, que comprou 49% da marca. O primeiro projeto anunciado foi a Tesi H2, que está chegando agora às concessionárias europeias por um preço nada menos do que exorbitante.
Mais modesto e acessível, o segundo projeto foi anunciado em janeiro desse ano sob a forma da KB4, uma superbike com estilo retrô que utiliza o mesmo motor e eletrônica da conhecida Kawasaki Z1000. Já o quadro de treliça tubular fica a cargo dos italianos, especialistas nessa parte.
Só que no meio disso tudo aconteceu a tempestade do Coronavírus, que colocou um ponto de interrogação na indústria inteira. Mesmo assim, um protótipo foi flagrado em testes em estradas italianas em maio, comprovando que o projeto efetivamente saíra do papel. Desde então, no entanto, não ouvimos mais nada a respeito.
Hoje (5), a Bimota confirmou ao MCN que a produção limitada da KB4 começa em março de 2021, com o visual retrô complementado por componentes modernos, como freios Brembo, rodas forjadas O.Z e garfos manualmente reguláveis da Öhlins. Já a suspensão traseira será regulável em altura.
Além disso, a motocicleta contará com acelerador eletrônico “ride-by-wire”, o que permitirá a inclusão de controle de cruzeiro, quickshifter, modos de pilotagem e controle de tração. Haverá também um painel digital de TFT com conectividade Bluetooth. A pintura terá um acabamento “vermelho especial e branco metalizado”, enquanto a carenagem será produzida em fibra de carbono.