A Bimota KB4 será apresentada nos próximos meses e os documentos de homologação já foram descobertos. A motocicleta, que utiliza o mesmo motor da Kawasaki Ninja 1000 traz uma série de atrações exclusivas, como um peso cerca de 40 kg inferior.
A papelada mostra que a KB4 produz praticamente a mesma potência da Ninja 1000, ou seja, 140 cv a 10.000 rpm e 11,3 kgf.m a 8.000 rotações. Entretanto, o chassi, que combina uma estrutura treliçada com subquadro em fibra de carbono é bem mais leve. O peso total completamente abastecida é apenas 194 kg, ou seja, 41 kg a menos do que a Ninja 1000 nas mesmas condições.
A transmissão também permanece a mesma da Kawasaki levando a motocicleta a uma velocidade máxima de 155 mph (250 km/h), mas a Bimota certamente chegará lá muito mais rápido. Isso para não mencionar sua performance nas curvas, bem mais ágil que sua prima japonesa e outras superbikes muito mais poderosas.
Isso é conseguido também pela menor distância entre-eixos da Bimota, apenas 1390mm contra 1440mm da Kawasaki juntamente com 50mm a menos no comprimento total e a mesma redução na largura. O que é intrigante, pois nas imagens liberadas, a moto parece ter o motor mais próximo da roda dianteira permitindo uma distribuição de peso mais avançada.
Os documentos ainda confirmam os tamanhos de rodas e pneus da Bimota, 120/70-ZR17 na dianteira e 190/50-ZR17 na traseira. As pinças de freio são Brembo monobloco e a suspensão fornecida pela Öhlins. Ainda não está claro se é uma unidade mecânica ou de acionamento eletrônico.
Surgida em 1973, a Bimota (iniciais dos sobrenomes de seus fundadores, Valerio Bianchi, Giuseppe Morri e Massimo Tamburini) foi fundada no conceito de colocar os melhores motores japoneses em chassis mais leves e refinados. Uma ideia que renasceu com a Tesi H2 apresentada em 2019 e agora tem sequência com a KB4.
A sigla “KB” significa Kawasaki Bimota e a empresa já utilizou HB (Honda), YB (Yamaha), SB (Suzuki), DB (Ducati) e até mesmo BB (BMW). O “4” simplesmente significa que é o quarto modelo da série. A KB1 surgiu em 1978 baseada em um motor motor de 1.015cc. A apresentação da KB4 muito provavelmente irá acontecer no Salão de Milão entre 23 e 28 de novembro.