A Bilstein, lendária fabricante alemã de suspensões esportivas anunciou recentemente que começará a fazer equipamentos também para motocicletas. O primeiro modelo a receber um kit será a BMW S1000RR.
Os garfos dianteiros são totalmente reguláveis e tem pernas internas revestidas de cromo duro e nitreto de titânio. Já o amortecedor traseiro não conta com um reservatório a gás, mas é feito de alumínio para reduzir o peso, pode ser instalado em qualquer posição e também possui amplas opções de ajuste.
Criada em 1873, a Bilstein não começou a produzir acessórios para a indústria automotiva antes de 1927. Entretanto não demorou muito tempo para seu logotipo estampar os melhores carros de competição na segunda metade do século 20, na Fórmula 1, 24 Horas de Le Mans e campeonatos de rali.
Entre os anos 1970 e 1980, a Bilstein até chegou a produzir amortecedores e garfos para motocicletas, mas desde então a empresa estava se concentrando apenas em quatro rodas, até agora. Hoje a marca faz parte do conglomerado ThyssenKrupp, aquele mesmo dos elevadores.
Os produtos estão em desenvolvimento há cerca de cinco anos, tempo suficiente para esperarmos um equipamento de grande qualidade nas lojas. Eles esperam colocá-los à venda até o final do ano, mas não estabeleceram datas nesse momento complicado em que vivemos. Preços também não foram anunciados.
A ideia de um novo fabricante altamente experiente, que se junta à briga com as consagradas, Öhlins, Showa e WP é uma perspectiva empolgante, embora imaginemos que os produtos ainda precisem ser avaliadas competitivamente para conquistar clientes em duas rodas. Isso sugere valores competitivos pela frente.