A Verge Motorcycles, empresa finlandesa de superbike elétricas, está apresentando hoje (16) uma edição exclusiva do modelo TS Pro, que foi desenvolvido pelo campeão mundial de Fórmula 1, Mika Hakkinen.
Hakkinen, que foi campeão pela McLaren-Mercedes em 1998 e 1999 ingressou na Verge Motorcycles no início desse ano, quando nomeado para o Conselho Consultivo da empresa. Apenas 100 unidades da TS Pro, que leva a assinatura do ex-piloto, serão distribuídas.
“Eu sei por experiência o que é preciso para desenvolver um veículo que incorpore velocidade, precisão e elegância”, disse Hakkinen. “Eu queria projetar a moto até o menor detalhe, em vez de apenas escolher a cor. Cada unidade é numerada e possui uma assinatura exclusiva. Esta superbike elétrica representa o futuro da pilotagem e é uma prova de uma vida vivida ao máximo”.
O modelo utiliza, como base, a superbike TS Pro da empresa, que traz o já conhecido “motor sem cubo”, que oferece incríveis 101,8 kgf.m (!) de torque instantâneo. A unidade de potência oferece potência máxima de 102 kW (equivalente a cerca de 138 cv).
Esse motor é alimentado por uma bateria que pode ser recarregada completamente em 35 minutos e dará ao motociclista até 217 milhas de alcance (349,2 quilômetros), enquanto uma carga rápida de dez minutos fornece cerca de 60 milhas de autonomia (96,5 km).
O assento, que fica a convidativos 780 mm do solo, é construído com dois couros, para combinar com a pintura de dois tons da moto, cinza escuro e prata, cores que remetem às McLarens de Hakkinen na F1. O quadro tem um fino revestimento de cerâmica que protege contra arranhões.
A suspensão, com 120 mm de curso na dianteira e 106 mm na traseira, foi totalmente escurecida e a lateral da bateria tem um contorno de fibra de carbono, como um aceno ao pedigree automobilístico de Häkkinen, que competiu na Fórmula 1 entre 1991 e 2001.
“Estamos extremamente orgulhosos de ter a lenda da F1, Mika Hakkinen projetando o modelo de assinatura. Ele é um dos maiores pilotos de todos os tempos e quebrar barreiras e curtir a emoção da velocidade é algo que temos em comum”, acrescentou Tuomo Lehtimäki, CEO da Verge Motorcycles.
Hakkinen ainda tem a sua assinatura colocada em uma placa com o número do chassi de cada uma das 100 unidades que estarão disponíveis em toda a Europa a partir de 80.000 euros. A Verge tem pontos de venda na Finlândia, França, Alemanha, Espanha, Itália, Estônia, Mônaco e Estados Unidos.