Max Biaggi testou, à pedido da Aprilia, no circuito de Portimão, em Portugal um novo software para atender as futuras regulamentações eletrônicas da MotoGP. A marca italiana vai voltar a competir na categoria depois de 11 anos de ausência.
O italiano que está aposentado desde que se sagrou bicampeão do World Superbike em 2012, foi para a pista lado dos pilotos Leon Haslam e Jordi Torres. Apesar das condições climáticas instáveis (pista úmida), Biaggi fez várias voltas até perder o controle e cair em uma curva.
“Tivemos alguns problemas técnicos“, admitiu Biaggi, que acabou machucando o ombro esquerdo na queda. Entretanto, o ex-piloto acredita que não sofreu uma fratura, e espera pilotar novamente com condições de pista seca.
Questionado a respeito do real motivo de sua participação no teste, Biaggi não se esquivou: “estou testando para a MotoGP. Então basicamente é tudo novo. É eletrônica, software” revelou. “Basicamente estamos trabalhado para fazer essa moto funcionar com as novas regras da categoria“.
Em 2016 o regulamento técnico da MotoGP irá mudar bastante. As duas categorias distintas da atualidade (Factory e Open) serão extintas e todas as equipes competirão com um software padronizado, fornecido pela Dorna, a entidade que regulamenta a competição.
Biaggi competiu na MotoGP entre 1998 e 2005, conquistando 13 vitórias, 58 pódios e 23 pole positions. A partir de 2007 passou para o World Superbike se sagrando campeão do mundo duas vezes (2010 e 2012).