Max Biaggi está sendo acusado em Roma de sonegar 18 milhões de euros até 2012. Segundo a promotoria, o piloto italiano estaria envolvido em diversos atos fraudulentos.
Biaggi está sendo acusado pela Equitalia, uma sociedade de controle público encarregada da cobrança de impostos na Itália. Eles acusam o piloto de ter “evitado de pagar o imposto de renda, IVA, juros e multas administrativas no valor de 17,8 milhões de euros” depois ter fixado residência em Mônaco.
Eles ainda afirmam que Biaggi confiou a exploração dos direitos de imagem e contratos de patrocínio com a empresa Dainese SpA “para uma sociedade de capitais com sede em Londres, Monte Carlo e Madri até dezembro de 2012”, não regularizando sua situação fiscal desde então.
O bicampeão do World Superbike encontra-se em Losail no Catar, onde realiza alguns testes para a Aprilia. Mas, o italiano já deu sua versão sobre o ocorrido: “não se trata de sonegação de impostos, mas o fato de que eu não paguei todos os impostos que a Equitalia reconheceu provisoriamente no registro“, explicou.
Biaggi afirma que a história é longa e está relacionada à sua residência em Monte Carlo onde mora desde 1992. O italiano disse também que há um processo judicial pendente e se mostrou surpreso pelo caso só se tornar notório agora. O julgamento foi marcado para 15 de setembro de 2016.
O Tesouro italiano não tem pena dos seus pilotos. Valentino Rossi também já foi acusado de evasão de 25 milhões de euros entre 2000 e 2004, depois de ter transferido a sua residência para a Grã-Bretanha. O eneacapeão, no entanto, evitou ir a julgamento com um acordo judicial no valor de 35 milhões de euros. Loris Capirossi e Marco Melandri também já tiveram problemas semelhantes.