Max Biaggi saiu em defesa de seu amigo Jorge Lorenzo, que está sendo duramente criticado após o acidente que causou no GP da Catalunha. O tetracampeão das 250cc afirma que o incidente não apaga a carreira do espanhol como um piloto “correto e honesto”.
Lorenzo, que havia conquistado apenas a 10º posição no grid em Barcelona, conseguiu realizar uma boa largada e já vinha em quinto na segunda volta, quando caiu na curva 10 e levou consigo Andrea Dovizioso, Maverick Viñales e Valentino Rossi. No dia seguinte à corrida, Biaggi analisou o incidente em suas redes sociais.
“Se você olhar as imagens do helicóptero, você pode ver claramente que Jorge e Vale estão freando muito tarde, porque o primeiro está envolvido na luta com Maverick e o segundo com Danilo Petrucci. Também se vê bem que Dovizioso quando é superado por Márquez tenta soltar-se com maior energia, para tentar fazer uma trajetória mais interior, para que ele eleve a moto mais rapidamente e aproveite assim a aceleração. Lorenzo, que por sua vez desacelera um pouco tarde, encontrou-se ainda mais perto de Andrea quando calculou isso. Para não bater nele, ele freou com muita força, com a moto na posição inclinada. Neste momento, a queda era inevitável“, disse Biaggi.
Biaggi continuou sua elucidação, lembrando que Lorenzo foi o primeiro a se desculpar: “Tudo começou com o erro de julgamento de Jorge por causa do layout especial dessa curva, que é muito mais lenta. Quis o azar que três pilotos que poderiam lutar pela vitória estivessem envolvidos. No geral, foi uma grande bagunça que Jorge está ciente e já expressou as suas desculpas ao vivo na TV e depois foi desculpar-se com todos os envolvidos“.
O strike provocado por Lorenzo fez com que Marc Márquez caminhasse tranquilamente para mais uma vitória e abrisse vantagem no campeonato. Com exceção de Valentino Rossi, os demais pilotos partiram para o ataque a Lorenzo pedindo uma severa punição da comissão de corrida. Biaggi, no entanto, acha os pedidos exagerados.
“Eu acho que é justo dar as culpas a quem tem, mas não se pode demolir um piloto que não costuma fazer estes erros e que provou em sua carreira que é correto e honesto”, lembrou Biaggi. “Jorge tinha a oportunidade de finalmente fazer um bom resultado, depois de engolir muitas pílulas amargas este ano e tenho certeza, como ele mesmo disse, que ele não queria esse desfecho“, acredita.