Marco Bezzecchi ficou com o melhor tempo no segundo treino livre para o GP da Alemanha de MotoGP, no circuito de Sachsenring. Foi uma sessão muito acidentada, que viu a queda de diversos pilotos, entre eles Marc Márquez, que colidiu com Johann Zarco e será obrigado a passar pelo Q1.
Sachsenring é um dos circuitos preferidos de Márquez (Repsol-Honda), que venceu lá dez vezes consecutivas, a última em 2021. E no primeiro treino livre (FP1), o espanhol já mostrou a que veio, assegurando a segunda posição, atrás apenas de Johann Zarco (Pramac).
No segundo treino livre (FP2), no entanto, as coisas foram muito diferentes. Com o céu nublado, a temperatura do asfalto caiu – e os tempos também. Logo no início, Jack Miller (KTM) se posicionou em primeiro, mas foi ultrapassado por Pecco Bagnaia (Ducati) e Jorge Martin (Pramac).
Essa, no entanto, seria uma sessão interrompida duas vezes com bandeira vermelha. Takaaki Nakagami (LCR-Honda) caiu em sua quarta volta na rápida Curva 11. O japonês rapidamente se levantou, mas os detritos causaram uma breve interrupção porque a pista teve que ser limpa.
No meio da sessão, Raúl Fernández (RNF Aprilia) causou alvoroço: caiu na saída da curva 11 (da cascata) e deslizou pela pista. O madrilenho afastou-se com as próprias pernas, mas foi conduzido ao Centro Médico para um check-up, onde já se encontrava Nakagami.
Miguel Oliveira (RNF Aprilia), caiu na Curva 10, tendo saltado anteriormente nas tabelas de tempos combinadas. Maverick Viñales (Aprilia) escapou na curva 1 a cinco minutos do fim. O espanhol escapou ileso, mas dois minutos depois houve outra cena feia na mesma curva.
Márquez, que já tinha salvado-se de duas quedas na primeira sessão, perdeu a frente de sua Honda em plena frenagem e sua moto acabou colidindo com a Ducati de Johann Zarco, que naquele momento estava prestes a sair do pitlane para voltar à pista.
Mais uma vez, Márquez saiu ileso e, assim que se levantou, não hesitou em atravessar a pista, subir em um scooter e retornar rapidamente ao seu box. Apesar disso, ele não conseguiu voltar a tempo de completar uma volta rápida, e acabou classificado na 14ª posição, fora do Q2.
Em meio a tudo isso, Bagnaia ainda estava na ponta, mas quando a pista foi liberada, Bezzecchi (VR46 Ducati) estabeleceu novo melhor tempo do dia em 1min20s271. Martin e Aleix Espargaró (Aprilia) também conseguiram superar as marca do campeão mundial que ficou em quarto.
Fabio Quartararo (Yamaha) está de volta ao Q2 pela primeira vez desde o GP dos EUA, ao assegurar a sexta posição. Alex Márquez (Gresini Ducati) caiu no final da curva 13, mas ainda assim permaneceu entre os 10 primeiros. Veja como ficaram os resultados abaixo.
GP da Alemanha – Segundo treino livre (FP2)
- Marco Bezzecchi, Ducati, 1:20,271 min
- Jorge Martin, Ducati, + 0,040 seg
- Aleix Espargaró, Aprilia, + 0,081
- Pecco Bagnaia, Ducati, + 0,100
- Jack Miller, KTM, + 0,149
- Fabio Quartararo, Yamaha, + 0,352
- Luca Marini, Ducati, + 0,368
- Enea Bastianini, Ducati, + 0,386
- Alex Márquez, Ducati, + 0,400
- Johann Zarco, Ducati, + 0,431
- Brad Binder, KTM, + 0,494
- Fabio Di Giannantonio, Ducati, + 0,528
- Augusto Fernández, KTM, + 0,547
- Marc Márquez, Honda, + 0,583
- Miguel Oliveira, Aprilia, + 0,591
- Maverick Viñales, Aprilia, + 0,614
- Franco Morbidelli, Yamaha, + 0,851
- Takaaki Nakagami, Honda, + 1,010
- Raúl Fernández, Aprilia, + 1,403
- Jonas Folger, KTM, + 2,547
Crash of Marc Márquez, with his bike crashing again Johann Zarco, breaking the french bike in Two pieces pic.twitter.com/gjJR829bOg
— Motorcycle Sports (@MotorcycleSp) June 16, 2023