Marco Bezzecchi conquistou hoje (5) a pole position para o GP da Inglaterra de MotoGP no circuito de Silverstone. Em uma pista encharcada, o italiano deixou Jack Miller e Alex Márquez para trás. Marc Márquez e Fabio Quartararo não passaram do Q1 e o francês vai largar na última posição.
Quem conhece a Inglaterra já sabe: a chuva virá, é só uma questão de tempo. E veio nesse sábado a tempo de deixar o circuito de 5,9 quilômetros completamente molhado para a primeira sessão classificatória, o Q1, com a presença de vários pilotos importantes.
Dizem que é na chuva onde o verdadeiro talento é mostrado e no Q1 ninguém foi mais rápido do que Franco Morbidelli (Yamaha). O italiano assumiu a primeira posição e fez continuamente o melhor tempo deixando a briga pela segunda vaga, que ficou com o estreante Augusto Fernandez (GasGas).
Marc Márquez (Honda) bem que tentou, mas não conseguiu ir além do quarto tempo, atrás ainda de Enea Bastianini (Ducati). Fabio Quartararo (Yamaha), que já demonstrou não ter muita intimidade com pista molhada, nunca chegou nem perto e ficou na última posição.
A chuva continuava quando o cronômetro começou a rodar no início do Q2. Bezzecchi (VR46) foi o primeiro a marcar tempo, seguido de seu colega Luca Marini, mas foi Jack Miller (KTM) quem estabeleceu o tempo de referência, 2min15s629.
Na verdade, o tempo de Miller se revelara tão bom que parecia suficiente para a pole position. A briga, por um tempo, aconteceu apenas pelo segundo lugar, com Fernandez surpreendendo novamente e ficando a frente de Maverick Viñales (Aprilia), Bezzecchi e Marini.
Querendo mostrar porquê é o campeão mundial, Pecco Bagnaia (Ducati) acelerou forte e subiu para o segundo lugar restando pouco mais de 6 minutos. Mas logo em seguida o italiano caiu e não conseguiu voltar a tempo de uma nova volta.
O mesmo aconteceu com Alex Márquez (Gresini), que pulou para segundo e, na primeira curva após a linha de chegada, deu uma pequena escorregada, mas conseguiu voltar para a disputa. Bezzecchi, enquanto isso, continuava na pista aperfeiçoando suas voltas.
Restando 3 minutos Bezzecchi conseguiu o que ninguém mais esperava, baixar o tempo de Miller, com 2min15s319. Mas a equipe VR46 terá muito trabalho, porque ambos os pilotos caíram em suas voltas finais estragando bastante as motos. Miller ficou em segundo e Alex Márquez em terceiro.
Bagnaia ainda conseguiu sustentar a quarta posição, a frente de Augusto Fernandez e Luca Marini, que fecha a segunda fila. Apagado, Jorge Martin (Pramac) ainda conseguiu uma sétima posição, a frente de Viñales, Johann Zarco (Pramac) e Brad Binder (KTM). Veja o grid completo abaixo.
GP da Inglaterra – Grid de Largada
- Marco Bezzecchi, Ducati, 2:15,359 min
- Jack Miller, KTM, + 0,270 seg
- Alex Márquez, Ducati, + 0,412
- Pecco Bagnaia, Ducati, + 0,736
- Augusto Fernández, KTM, + 0,742
- Luca Marini, Ducati, + 0,793
- Jorge Martin, Ducati, + 0,913
- Maverick Viñales, Aprilia, + 0,953
- Johann Zarco, Ducati, + 1,302
- Brad Binder, KTM, + 1,318
- Franco Morbidelli, Yamaha, + 1,526
- Aleix Espargaró, Aprilia, + 2,047
- Enea Bastianini, Ducati
- Marc Márquez, Honda
- Pol Espargaró, KTM
- Miguel Oliveira, Aprilia
- Iker Lecuona, Honda
- Fabio Di Giannantonio, Ducati
- Joan Mir, Honda
- Raúl Fernández, Aprilia
- Takaaki Nakagami, Honda
- Fabio Quartararo, Yamaha