Marco Bezzecchi vence hoje (2) o Grande Prêmio da Argentina de MotoGP em Termas de Rio Hondo. Debaixo de chuva, o italiano dominou a corrida de ponta a ponta para vencer pela primeira vez na classe Rainha.
Bezzecchi (VR46), que havia garantido a segunda posição no grid, assumiu a liderança na largada não dando nenhuma chance para os seus adversários mais próximos, Alex Márquez (Gresini) e Pecco Bagnaia (Ducati). Vencedor da Sprint Race, Brad Binder (KTM) caiu na primeira volta.
Bezzecchi, Márquez e Bagnaia logo se distanciaram na frente, com Franco Morbidelli (Yamaha) acompanhando tudo da quarta posição. Mas, atrás os pilotos apenas lutavam para permanecer na pista. Fabio Quartararo (Yamaha) levou um encontrão de Takaaki Nakagami (LCR) e despencou para último.
Vencedoras no ano passado e dominadoras dos treinos livres, as Aprilia de fábrica decepcionaram. Maverick Viñales nunca chegou a ameaçar e Aleix Espargaró não conseguiu sustentar a quinta posição que tinha e foi ficando cada vez mais para trás.
A quinta posição passou a ser disputada a tapas. Fabio Di Giannantonio (Gresini) ficou lá por um bom tempo, mas também perdeu ritmo sendo ultrapassado por Alex Rins (LCR), Johann Zarco (Pramac), Jack Miller (KTM) e Jorge Martin (Pramac). Mais atrás, Quartararo começava a se recuperar.
No segundo terço da prova, Bagnaia começou a se animar. O campeão do mundo conseguiu ultrapassar Márquez e assumir a segunda posição. Mas na volta seguinte caiu na curva 13 e pôs tudo a perder. O italiano ainda conseguiu voltar na última posição.
Nas últimas voltas Zarco era o piloto mais veloz da pista e iniciou um ataque: primeiro ultrapassou Rins e assumiu a quarta posição. Depois alcançou Morbidelli e Márquez, que iam dois segundos à frente para tomar o segundo lugar na penúltima passagem.
Márquez ficou em terceiro, com Morbidelli em quarto e Jorge Martin em quinto, após duelar muito com Miller, o sexto. Quartararo conseguiu salvar um ótimo sétimo lugar chegando à frente de Luca Marini (VR46), Rins e Di Giannantonio, que fechou os dez primeiros.
Bagnaia completou a corrida apenas na 16º posição, fora da zona de pontuação, o que significa que perdeu a liderança do campeonato para Bezzecchi, que venceu sua primeira corrida na MotoGP, após ter estreado apenas no ano passado. Essa também foi a primeira vitória da equipe VR46 na Classe Rainha.
GP da Argentina – Resultados Finais
- Marco Bezzecchi, Ducati, 25 voltas
- Johann Zarco, Ducati, + 4,085 seg
- Alex Márquez, Ducati, + 4,681
- Franco Morbidelli, Yamaha, + 7,581
- Jorge Martin, Ducati, + 9,746
- Jack Miller, KTM, + 10,562
- Fabio Quartararo, Yamaha, + 11,095
- Luca Marini, Ducati, + 13,694
- Alex Rins, Honda, + 14,327
- Fabio Di Giannantonio, Ducati, + 18,515
- Augusto Fernández, KTM, + 19,380
- Maverick Viñales, Aprilia, + 26,091
- Takaaki Nakagami, Honda, + 28,394
- Aleix Espargaró, Aprilia, + 36,183
- Raúl Fernández, Aprilia, + 2,462
- Pecco Bagnaia, Ducati, + 47,753
- Brad Binder, KTM, + 48,106