A Benelli está apresentando, no Salão de Milão, a sua mais nova big trail média, TRK 800. Com mecânica chinesa e componentes italianos, a motocicleta é mais uma opção nesse disputado segmento.
O trabalho de desenvolvimento foi feito em parceria com os chineses da QJ Motor que, na verdade, é proprietária da marca Benelli e comercializa na China o modelo SRB 750. A motocicleta foi levada para a sede da Benelli em Pesaro, no centro da Itália, onde ganhou sotaque e estilo italiano.
O quadro treliçado de aço e o motor, um bicilíndrico em linha de 752 cm³, são exatamente os mesmos da SRB 750. Esse propulsor, que também equipa a scrambler Leoncino 800, produz cerca 76,2 cv de potência a 8.500 rpm e 6,8 kgf.m de torque máximo a 6.500 rotações. O tanque tem capacidade para 22 litros de combustível.
As diferenças ficam por conta do design, bem mais trabalhado e nos componentes que utiliza, da mais alta grife italiana. Enquanto a SRB 750 utiliza garfos KYB simples, a TRK 800 monta unidades invertidas Marzocchi completamente reguláveis, com 170 mm de curso. A altura do assento é de 834 mm.
As rodas raiadas de 19 polegadas na dianteira e 17″ na traseira são pintadas em duas cores e contam com pinças de freio Brembo radiais de quatro pistões, que agarram discos de 320 mm na frente e 260 mm atrás. Os pneus, nas medidas 110/80-19 e 150/70-17, não utilizam câmara.
A parte eletrônica conta com um painel TFT colorido de 7 polegadas. No entanto, a Benelli ainda não entrou em detalhes sobre o quão longe está indo em termos de integração de smartphones e elementos como controle de tração. A iluminação é toda de LED. Há suportes de malas e o cavalete central é de série.
A outra coisa que fica em dúvida é o preço. Teremos que esperar um pouco para descobrir, já que Benelli diz que a moto não estará à venda até o segundo semestre de 2022. A expectativa é de que fique entre 8.000-8.500 euros para ser competitiva frente a rivais de peso, como BMW F850GS e Triumph Tiger 900.