No Brasil, o nome Tornado é sinônimo de Honda. Mas na Europa, é sinônimo de uma Benelli esportiva muito interessante. Motocicleta que agora está de volta ao mercado completamente modernizada e irresistível.
Fundada na cidade de Pesaro, Itália no longínquo ano de 1911, a Benelli é uma das fabricantes italianas mais antigas e cultuadas. Eles foram os primeiros a empregarem o nome “Tornado” a uma motocicleta, uma bicilíndrica de 650cc no início dos anos 1970.
De lá para cá, a Tornado italiana evoluiu de uma roadster clássica para uma esportiva carenada de verdade, com um motor de três cilindros e 900cc no fim dos anos 1990 até chegar a 1130cc no início de 2010. Mas sua última encarnação foi uma 300cc descontinuada em 2017.
Desde então, o mundo já mudou muito e as esportivas de 300/400cc tornaram-se a nova coqueluche do mercado. Mercado esse que a QJ Motor, proprietária chinesa da Benelli desde 2005, não quer ficar de fora. Registros de patente de uma nova Tornado circulam desde o ano passado.
Eis que essa semana, foi efetivamente apresentada na China a nova Benelli 402, que é impulsionada por um recém desenvolvido motor de dois cilindros em linha e 400cc, capaz de entregar 48 cv, exatamente o limite permitido na categoria A2 europeia de habilitação, a mais acessível.
É claro que, como você deve imaginar, toda a mecânica foi desenvolvida na China, baseada na SRK400RR. Mas a Benelli ainda tem um centro de pesquisa e desenvolvimento em Pesaro que não ficou sem fazer nada. Foram os italianos que deram os toques verdadeiramente premium dessa motocicleta.
O chassi, por exemplo, embora seja tubular de aço derivado da SRK400RR, conta com uma balança monobraço inteiramente nova, o que deixa a mostra a belíssima roda traseira. Não há outra motocicleta na categoria com esse artigo de luxo.
A suspensão conta com garfos invertidos e amortecedor traseiro central assinado pela italianíssima Marzocchi. O sistema de freios é fornecido pela japonesa Nissin e conta com dois discos de 300 mm na dianteira (algo também incomum) e outro de 250 mm na traseira, com ABS de série.
Não foram disponibilizadas muitas informações sobre a parte eletrônica, mas podemos ver que o painel é uma tela retangular digital, provavelmente de TFT. Também é possível notar que a Tornado conta com semi guidões verdadeiramente esportivos.
A Tornado 402 foi desenvolvida principalmente para o mercado asiático, mas não há dúvida que, em breve, chegará também à Europa, onde enfrenta Yamaha R3, Kawasaki Ninja 400 e KTM RC390. Na China, a pequena esportiva custará 31.800 yuans, cerca de 5.000 euros.