A Benelli planeja boas novidades para 2021. Além da nova naked SRK600, a tradicional marca italiana já tem praticamente pronta essa nova supersport, a 600RR.
Inteiramente baseada na SRK600, a 600RR (ou 600SRG de acordo com algumas fontes) ostenta um motor de 4 cilindros em linha capaz de fornecer cerca de 80 cv, o que a colocaria entre a Kawasaki Ninja 650 e a Honda CBR650R em termos de potência.
O quadro treliçado de aço, o amortecedor traseiro e o braço oscilante também são muito parecidos com os da SRK600. Inclusive a rabeta com suporte de placa montado lateralmente, uma moda na Ásia. As diferenças ficam por conta do design de carenagem, bastante volumoso na dianteira.
As bengalas, embora invertidas como na SRK600, são de cores diferentes, o que sugere especificações diferentes para a 600RR. Os discos de freio contam com pinças Brembo genuínas e o ABS de série é um Bosch 9.1MB indicando a utilização de um painel digital em TFT.
De acordo com a imprensa britânica, o peso total da motocicleta é de 215 kg, já completamente abastecida, não muito mais pesada do que a CBR650R, o modelo mais próximo em termos de posição e especificações disponível no mercado.
Fundada há mais de 100 anos, a Benelli pertence à chinesa Qianjiang desde 2005, mesma empresa que estabeleceu recentemente uma parceria com a Harley-Davidson. Em janeiro desse ano, foi flagrado um cronograma de lançamento, com a 600RR aparecendo entre novembro e dezembro de 2020.
É claro que isso foi antes do Coronavírus pegar todos com as calças na mão em março, de modo que esses planos, ou pelo menos o cronograma deles já pode ter ido para o vinagre. Mas, a julgar pelo aspecto finalizado da 600RR e as notícias positivas da Europa na questão da pandemia, podemos esperar por uma apresentação até o fim do ano.