A Benelli apresentou hoje (9) na China o modelo 2021 da 302R, pequena esportiva que a marca italiana oferece como alternativa às gigantes do segmento, como Yamaha R3, Kawasaki Ninja 400, entre outras.
A carenagem dianteira foi alterada para que a moto parecesse mais estreita. Os faróis duplos, por exemplo, estão em um conjunto de aparência mais fina, o que é ressaltado pelas falsas entradas de ar laterais, que são apenas pequenos adesivos cinzas.
Os painéis laterais também são praticamente os mesmos do modelo antigo, mas os novos grafismos e a adição de tinta escura na parte inferior ajudam a torná-los menos volumosos do que antes. A cauda, no entanto, é completamente nova.
Como o nome sugere, a motocicleta é impulsionada por um motor de dois cilindros em linha com 302 cm³ capaz de produzir decentes 35 cv a 11.000 rpm e 2,75 kgf.m a 9.000 giros, um pouco menos do que o modelo anterior por causa das adaptações ao Euro5.
O quadro do tipo diamond de aço ainda é o mesmo, mas passou por modificações para torná-lo mais leve e rígido ao mesmo tempo. Parece que a dieta deu certo, já que o novo modelo está pesando 182 kg na balança, enquanto o anterior acusava 190 kg.
Nas suspensões, a Benelli 302R utiliza bonitos garfos invertidos metálicos de 41 mm ajustáveis na pré-carga, assim como o amortecedor traseiro. Os discos de freio (duplos) contam com pinças de quatro pistões e ABS dual channel.
Na parte eletrônica, o antigo painel misto se aposentou para a chegada de uma bela tela TFT colorida que reúne todas as informações. A iluminação também foi atualizada e a motocicleta conta agora com todas as lâmpadas de LED.
A Benelli 302R será oferecida no mercado asiático em três combinações de cores: branco/vermelho/preto, preto/cinza/vermelho ou prata/cinza/verde. Preço e disponibilidade no ocidente ainda não foram anunciados.