Kevin Benavides venceu hoje o Desafio Ruta 40 Rally, quarta etapa do Mundial de Rali Cross Country da FIM. Correndo “em casa”, o argentino fez uma dobradinha para a Honda, com Paulo Gonçalves em segundo. O vencedor do Rali Dakar Sam Sunderland precisou abandonar e perdeu a liderança do campeonato.
Apenas uma semana depois do Rali do Atacama, realizado em terras chilenas, os competidores foram para a vizinha Argentina, onde mais cinco etapas foram disputadas entre San Juan e San Miguel de Tucumán. O prólogo abriu a competição com vitória para o holandês Adrien Van Beveren, da Yamaha.
Sunderland começou na frente, ao vencer o primeiro estágio real, uma especial de 300 quilômetros entre San Juan e Villa Unión. Gonçalves foi o segundo e Benavides o terceiro. O inglês, contudo sofreria um acidente no segundo estágio, entre Villa Unión e Tinogasta, local das famosas dunas de Fiambalá. Com problemas na visão, a KTM preferiu retirá-lo de competição.
Isso deixou Benavides em primeiro e Gonçalves em segundo, com Xavier De Soultrait (Yamaha) na terceira posição. A Honda continuou o domínio na terceira etapa, dessa vez com o português na frente e o argentino em quinto, depois de uma queda que danificou o seu sistema de GPS.
A quarta-feira trouxe a quarta etapa entre Belén e Tafí del Valle, na província de Tucumán. Foram mais 300 quilômetros de navegação complicada sobre rios secos e trechos de montanha onde a altitude alcançava 3.000 metros acima do nível do mar.
Recuperado do dia anterior, Benavides venceu novamente, embora tenha ficado – de novo – sem GPS. Dessa vez, no entanto, o argentino conseguiu se orientar através do road book e foi Gonçalves quem teve mais problemas. O português caiu e se perdeu, o que acabou por relegá-lo ao sétimo lugar na etapa.
Graças a isso, Benavides conseguiu abrir mais de 10 minutos de vantagem para Gonçalves na classificação geral, possibilitando ao argentino apenas administrar o ritmo na última etapa entre Tafí del Valle e Tucumán, vencida – pela primeira vez – por Michel Metge.
Com a segunda posição na etapa, Benavides garantiu a vitória no Rali, a sua primeira esse ano. Apesar dos problemas, Gonçalves ficou em segundo, 12min52s atrás, com Xavier de Soultrait em terceiro. Vencedor no Atacama, Pablo Quintanilla (Husqvarna) ficou em quarto, com Ricky Brabec (Honda) em quinto lugar.
O abandono de Sunderland teve um custo alto, porque o inglês perdeu também a liderança do campeonato, que ocupava desde o início do ano. Quintanilla agora lidera com 87 pontos, trazendo Benavides em segundo com 83 e Sunderland em terceiro com 81. Paulo Gonçalves e Matthias Walkner vêm na sequência com 74 e 63 pontos, respectivamente. A próxima etapa é o Rali do Marrocos, em 4 de outubro.
Desafio Ruta 40 Rally (cinco primeiros):
1. Kevin Benavides (Honda), 19h13min24s
2. Paolo Goncalves (Honda), a 12min52s
3. Xavier de Soultrait (Yamaha), a 40min50s
4. Pablo Quintanilla (Husqvarna), a 57min04s
5. Ricky Brabec (Honda), a 1h02min55s
Classificação geral do campeonato (cinco primeiros)
1. Pablo Quintanilla (Husqvarna), 87 pontos.
2. Kevin Benavides (Honda), 83
3. Sam Sunderland (KTM), 81
4. Paulo Gonçalves (Honda), 74
5. Matthias Walkner (KTM), 63