O belga Thierry Sarasyn conseguiu realizar a proeza de percorrer 15 países em menos de 24 horas quebrando, no processo, o recorde anterior, que ele mesmo havia estabelecido um ano antes.
No ano passado, Sarasyn cruzou 13 países em uma MV Agusta Turismo Veloce. No entanto, recordes estão aí para serem quebrados e por isso, o moto jornalista belga voltou a tentar na última sexta-feira (19), desta vez em uma Kawasaki Versys 1000 SE.
A viagem começou no sul da Polônia, uma escolha estratégica dada a sua proximidade geográfica a um número importante de países. Depois de cruzar a República Checa e a Eslováquia, Sarasyn rumou para o sul, em direção à Hungria e a Croácia, antes de entrar na Eslovênia e no norte da Itália.
A marca de 1.000 quilômetros foi ultrapassada enquanto percorria a Áustria em direção à Alemanha, onde passou por Munique e pelo principado de Liechtenstein. Quando ia para o leste, Sarasyn se dirigiu à Zurique, na Suíça, antes de mudar de direção novamente, para Estrasburgo, na França.
Na reta final, com cerca de 2.000 quilômetros a mais no hodômetro, Sarasyn ainda teve tempo de cruzar o Luxemburgo antes de chegar na Bélgica natal. A façanha foi realizada em apenas 22 horas. Para tornar o recorde oficial, ele manteve tudo registrado no Legend Tracker.
Mas, ao contrário do que você possa imaginar, Sarasyn não queria chamar atenção pela velocidade e sim eliminar as percepções negativas que muitas pessoas tem sobre o motociclismo, tanto que ele respeitou todos os limites de velocidade e regras de trânsito de cada um dos países que visitou.
A moto foi preparada pela Bridgestone antes da aventura com pneus novos, a Motul forneceu o óleo e Sarasyn armazenou um pouco de combustível extra para o caso de ficar a seco no meio do nada. Bebidas isotônicas e comida de astronauta ajudaram a mantê-lo alerta durante esse longo dia.