A temporada do WorldSBK nem começou e Alvaro Bautista já se mostra claramente insatisfeito. O atual bicampeão da categoria terá que correr com lastro em 2024, uma obrigatoriedade que acha injusta.
Esse ano, o regulamento técnico foi atualizado e uma das novidades é a obrigatoriedade de se colocar lastros na motocicleta cujo peso fique abaixo dos referenciais 80 kg. Pilotos abaixo disso precisam adicionar 0,5 kg para cada 1kg mais leve que forem.
Bautista, que foi campeão em 2022 e 2023 pesando cerca de 77 kg, teve que se adaptar e os resultados já apareceram nos testes coletivos de Jerez e Portimão, onde o espanhol ocupou apenas posições secundárias. Em uma entrevista recente ao Crash.net, ele confessou sua frustração.
“Não é justo que eu tenha que colocar peso na moto. Supostamente a regra é feita para todo o campeonato, mas sou o único que tem que colocar peso na moto”, disse Bautista. “Estou zangado porque não é justo que me penalizem por fazer um bom trabalho”.
“Entendo que eles queiram tornar o campeonato mais equilibrado, mas isso deve ajudar outros fabricantes ou pilotos, tal como fazem na MotoGP. Eles devem melhorar o seu nível, e não baixar o nosso“, argumentou Bautista, que correu no Campeonato Mundial entre 2010 e 2018.
Bautista não é o primeiro campeão a reclamar das regras restritivas. Em 2018, o WorldSBK introduziu um sistema de limitação de rotações (rpm) para conter o desempenho da Kawasaki ZX-10RR de Jonathan Rea. Quanto mais o britânico vencia, mais giros eram cortados.
Foi uma situação que beneficiou Bautista e, nos últimos anos, o seu peso pena também já havia sido motivo de reclamação de seus adversários, como Toprak Razgatlioglu (BMW). A primeira etapa desse ano acontece em Phillip Island, Austrália, entre 23 e 25 de fevereiro.