Sem dúvida, o momento mais eletrizante do GP da França foi o acidente entre Pecco Bagnaia e Maverick Viñales na quarta volta, que quase resultou em agressão física ainda na pista. Mais calmos, eis o que os pilotos tem a dizer agora.
Bagnaia (Ducati) vinha na terceira posição da corrida realizada em Le Mans ontem (14) quando foi ultrapassado por Maverick Viñales (Aprilia) por dentro da curva 11. O italiano tentou dar a volta por fora e retomar a posição, mas os dois acabaram colidindo e caindo na sequência.
“Pode haver muitas perspectivas. Do meu ponto de vista, ele me ultrapassou de forma limpa, mas estava um pouco longe. Eu estava do lado de dentro da minha linha e quando ele voltou para a linha, ele apenas tentou pegar sua linha normal – mas eu estava lá“, disse Bagnaia. “Foram circunstâncias infelizes, claramente um acidente de corrida. Acho que poderíamos ter evitado.“
Após o confronto inicialmente acalorado no leito de cascalho, Bagnaia reflete: “Não estou bravo com Maverick. Certos momentos de tensão devem ser mantidos longe do público, isso não é legal. Não concordei com isso, não gostei muito da reação, foi um pouco agressivo demais. Mas isso pode acontecer, a adrenalina e a tensão às vezes pregam peças ruins.“
Viñales, o primeiro a tirar satisfações com Bagnaia ainda caído no chão, também recuperou o juízo: “Nos atrapalhamos no pior lugar“, disse Vinales, após esfriar a cabeça. “Eu o ultrapassei de forma muito limpa, mas ele poderia ter me dado um pouco mais de espaço ao mudar de direção. Eu não sabia onde ele estava, já ele podia me ver um pouco“, argumenta.
O espanhol da Aprilia ficou bravo porque achava que poderia ganhar a corrida: “Para mim foi um acidente de corrida, nada mais. É uma pena porque nós dois não ganhamos pontos. Num fim de semana onde tínhamos muito potencial, vou para casa com um ponto depois deste fim de semana. Em uma pista onde éramos rápidos – provavelmente fui o mais rápido naquela corrida”.
O resultado do fim de semana foi especialmente catastrófico para Bagnaia, que tinha uma liderança consolidada no campeonato mas, com zero pontos na principal corrida – e com Marco Bezzecchi atingindo a pontuação máxima com mais uma vitória – a diferença entre os dois agora é de apenas um ponto.