Enea Bastianini venceu hoje (3) a Sprint Race do GP da Inglaterra de MotoGP no circuito de Silverstone. O italiano ultrapassou Jorge Martin nas últimas voltas. Pecco Bagnaia e Marc Márquez caíram.
Na largada, o pole position Aleix Espargaró (Aprilia) não conseguiu segurar Bagnaia (Ducati), Jorge Martin (Pramac Ducati) e Bastianini (Ducati) que assumiram as primeiras posições. Enquanto isso, mais atrás, Marco Bezzecchi e Franco Morbidelli colidiram sem maiores consequências.
Nas primeiras voltas, Martin assumiu a liderança, seguido de Bastianini e Espargaró. Bagnaia bem que tentou acompanhar, mas acabou caindo na Curva 4 e ficando de fora de mais uma Sprint Race, uma modalidade de corrida que admitiu não gostar.
Isso deixou Marc Márquez (Gresini Ducati) na quarta posição. O octacampeão, que se classificou apenas na sétima posição, já vinha em quinto, após ultrapassar Pedro Acosta (KTM) e Brad Binder (KTM), que se tocaram algumas voltas antes.
Mas assim como Bagnaia, Márquez também não conseguiu se aproximar de Martin, Bastianini e Espargaró que já corriam mais de 3 segundos a frente. Forçando tudo, o espanhol teve o mesmo destino, caindo na Curva 11. Ele ainda retornaria à prova, mas acabou desistindo.
Antes disso, Bastianini, que não havia deixado Martin fugir, conseguiu realizar a ultrapassagem e assumir o comando da prova para não mais perder. O italiano ainda teve tempo de abrir mais de um segundo de vantagem quando cruzou a linha de chegada após apenas 11 voltas.
Martin e Espargaró o acompanharam no pódio, com Binder e Acosta vindo na sequência. Alex Márquez (Gresini Ducati) ficou em sétimo, trazendo Jack Miller (KTM), Maverick Viñales (Aprilia), Fabio di Giannantonio (VR46 Ducati) e Miguel Oliveira (Trackhouse Aprilia) completando o Top 10.
Graças a Bastianini, Bagnaia conseguiu sustentar a liderança do campeonato com 222 pontos, apenas um a frente de Martin, que volta para a briga. Com a vitória, o italiano também ultrapassou Márquez e é agora o terceiro colocado, com 167 pontos
GP da Inglaterra – Sprint Race
- Enea Bastianini (I), Ducati, 10 voltas em 19min49s929
- Jorge Martín (E), Ducati, +1,094 sec
- Aleix Espargaró (E), Aprilia, +2,023
- Brad Binder (ZA), KTM, +8,644
- Pedro Acosta (E), KTM, +8,777
- Alex Márquez (E), Ducati, +9,043
- Jack Miller (AUS), KTM, +11,504
- Maverick Viñales (E), Aprilia, +11,689
- Fabio Di Giannantonio (I), Ducati, +11,828
- Miguel Oliveira (P), Aprilia, +13,328
- Fabio Quartararo (F), Yamaha, +15,373
- Raúl Fernández (E), Aprilia, +18,234
- Augusto Fernandez (E), KTM, +18,326
- Johann Zarco (F), Honda, +18,492
- Luca Marini (I), Honda, +19,050
- Joan Mir (E), Honda, +19,674
- Takaaki Nakagami (J), Honda, +29,302
- Remy Gardner (AUS), Yamaha, +31,070