Enea Bastianini venceu hoje (18) o Grande Prêmio de Aragão de MotoGP no circuito Motorland. O italiano superou Francesco Bagnaia por apenas 42 milésimos após uma ultrapassagem na última volta. Fabio Quartararo colidiu com Marc Márquez e não completou a corrida.
A terceira etapa do Campeonato Mundial em solo espanhol estava com uma expectativa a mais por causa da volta de Marc Márquez. 110 dias após a sua quarta cirurgia no braço direito, o octacampeão estava de volta com o modesto objetivo de ganhar ritmo de corrida.
Mas não precisou mais de três curvas para Márquez alterar os rumos da corrida e do campeonato. Após largar na 13º posição, o espanhol ganhou várias posições até se posicionar na frente de Fábio Quartararo em sétimo. No entanto, o piloto da Honda escorregou de traseira e o francês não conseguiu evitar o choque caindo em meio ao pelotão.
Márquez ficou com a moto danificada e, algumas curvas adiante colidiu novamente, dessa vez com Takaaki Nakagami (LCR-Honda) ocasionando outro acidente que poderia ter sérias consequências. De volta aos boxes, o espanhol foi pedir desculpas ao piloto japonês. Quartararo, enquanto isso, ia para o centro médico para uma checagem.
De volta à corrida, Francesco Bagnaia (Ducati) liderava seguido de seu companheiro de equipe Jack Miller, Brad Binder (KTM) e Bastianini. Com um excelente ritmo de corrida, o italiano da Gresini logo superou o sul-africano e foi à caça do australiano.
Miller não conseguia manter o ritmo de Bagnaia e não demorou a ser superado por Bastianini, que rapidamente encostou no líder. O italiano até chegou a estar na frente, antes de errar e voltar para a segunda posição. Enquanto isso, Miller perdia posições para Binder e Aleix Espargaró (Aprilia).
Bastianini, aparentemente muito à vontade, não demorou a colar novamente em Bagnaia que pilotava de uma forma muito contida. Os dois italianos andaram juntos por várias voltas até que na última Bastianini mergulhou por dentro sem revide. Assim como em Misano, eles cruzaram a linha de chegada juntos, separados por meros 42 milésimos de segundo.
A equipe Gresini comemorou muito a sua quarta vitória no ano, mas a Ducati não ficou muito feliz. Com a vitória, Bagnaia poderia ter descontado 25 pontos de Quartararo ficando a apenas cinco pontos do francês. Como Bastianini venceu, a diferença agora é de dez pontos.
Restando duas voltas, Espargaró ultrapassou Binder para ficar em terceiro. Miller ficou em quinto à frente de Jorge Martin (Pramac), Luca Marini (VR46) e Alex Rins (Suzuki). Johann Zarco (Pramac) e Marco Bezzecchi (VR46) completaram os dez primeiros.
GP de Aragão – Resultados Finais
- Enea Bastianini, Ducati, 23 voltas em 41min29s540
- Pecco Bagnaia, Ducati, + 0,042 seg
- Aleix Espargaró, Aprilia, + 6,139
- Brad Binder, KTM, + 6,379
- Jack Miller, Ducati, + 6,964
- Jorge Martin, Ducati, + 12,030
- Luca Marini, Ducati, + 12,474
- Johann Zarco, Ducati, + 12,655
- Alex Rins, Suzuki, + 12,702
- Marco Bezzecchi, Ducati, + 16,150
- Miguel Oliveira, KTM, + 17,071
- Alex Márquez, Honda, + 18,463
- Maverick Viñales, Aprilia, + 18,730
- Cal Crutchlow, Yamaha, + 20,090
- Pol Espargaró, Honda, + 27,588
- Remy Gardner, KTM, + 28,805
- Franco Morbidelli, Yamaha, + 30,422
- Darryn Binder, Yamaha, + 31,330
- Fabio Di Giannantonio, Ducati, + 31,595
- Raúl Fernández, KTM, + 36,160