Assim como Marc Márquez, Enea Bastianini também ainda não está suficientemente recuperado para participar do GP dos Estados Unidos de MotoGP, que acontece no próximo domingo, no Circuito das Américas (COTA).
Bastianini (Ducati) sofreu uma queda na terceira volta da Sprint Race do GP de Portugal, quando levou um encontrão de Luca Marini (VR46). O italiano, que realizava as suas primeiras voltas como piloto da equipe oficial, caiu de mal jeito e fraturou o ombro direito.
O piloto de 25 anos passou por uma cirurgia reparadora no dia seguinte e começou o processo de reabilitação imediatamente. Essa semana, Bastianini testou uma Ducati Panigale V4S em Misano, mas uma nova checagem médica constatou que ainda não é o momento de voltar.
Bastianini é o atual “campeão” do Grande Prêmio dos Estados Unidos, tendo vencido a corrida do ano passado, quando ainda estava na equipe Gresini, sua segunda vitória em quatro etapas. Esse ano, ironicamente, o italiano ainda não tem um ponto sequer no campeonato.
Seu substituto no Grande Prêmio dos Estados Unidos será Michele Pirro, o tradicional piloto de testes da Ducati há vários anos. Bastianini continuará seu tratamento para estar em forma até o Grande Prêmio da Espanha, que acontece em 29 de abril.
Três pilotos titulares acidentados em Portugal continuam fora: Pol Espargaró (GasGas), que será substituído por Jonas Folger; Marc Márquez (Honda), que será substituído por Stefan Bradl e Bastianini. Por outro lado, Miguel Oliveira (RNF Aprilia) e Joan Mir (Honda) estão de volta.