Enea Bastianini venceu hoje (22) o GP da Emilia Romanha de MotoGP no circuito de Misano. O italiano realizou uma arriscada ultrapassagem na última volta sobre Jorge Martin que o deixou contrariado. Francesco Bagnaia caiu quando era o terceiro.
Autor da pole position e vencedor da Sprint Race ontem (21), Bagnaia (Ducati) começou muito bem a corrida segurando a primeira posição na largada. No entanto, a sua moto não estava tão instável quanto na véspera e o italiano foi ultrapassado por Martin (Pramac Ducati) na volta 4.
Na volta seguinte, Bastianini (Ducati) também conseguiu passar Bagnaia e foi ao encalço de Martin. Os dois passaram a abrir uma grande vantagem enquanto o bicampeão do mundo tentava segurar Pedro Acosta (KTM), Marc Márquez (Gresini Ducati) e Marco Bezzecchi (VR46 Ducati).
O ritmo, como sempre, foi ficando mais intenso a cada volta. Acosta sentiu a pressão e caiu na curva 15 na nona volta. Sentindo a moto melhor, Bagnaia começou a se esforçar para se reaproximar de Bastianini e Martin, que a essa altura já tinha 2 segundos de vantagem.
O italiano começou a andar rápido e já havia encurtado a diferença para 1 segundo, quando perdeu o controle da moto na curva 8 na 21ª volta. Márquez passou para terceiro, com Bezzecchi em quarto, Fabio Quartararo (Yamaha) em quinto e Franco Morbidelli (Pramac Ducati) em sexto.
Enquanto isso, Martin tentava de tudo para conter Bastianini na segunda posição. Os dois andaram juntos até a última volta, quando o italiano mergulhou com tudo na curva 3 pegando o espanhol de surpresa, que até saiu da pista. Contrariado, Martin conseguiu voltar ainda em segundo.
Assim, Bastianini conseguiu a 100ª vitória da Ducati com confortáveis 5 segundos para Martin. Em uma corrida discreta, Márquez acabou em terceiro, com Bezzecchi em quarto, Morbidelli em quinto e Maverick Viñales (Aprilia) que passou Quartararo nas últimas voltas em sexto.
Quarararo, que andou a corrida inteira entre os primeiros, finalizou em sétimo, a frente de Aleix Espargaró (Aprilia) em oitavo, Alex Márquez (Gresini Ducati), que largou em último e chegou em nono, e Miguel Oliveira (Trackhouse Aprilia), que fechou os dez primeiros.
Com esses resultados, Bagnaia, que havia começado a corrida a apenas quatro pontos de Martin, volta a ficar para trás e agora está a 24 pontos do espanhol. Com essa vitória, Bastianini volta a ocupar a terceira posição com 282 pontos a frente de Márquez que tem 281.
GP da Emilia Romanha – Classificação Final
- Enea Bastianini (I), Ducati, 27 voltas em 41:14.653 min
- Jorge Martín (E), Ducati, +5,002 seg
- Marc Marquez (E), Ducati, +7,848
- Marco Bezzecchi (I), Ducati, +9.200
- Franco Morbidelli (I), Ducati, +13.601
- Maverick Viñales (E), Aprilia, +15.484
- Fabio Quartararo (F), Yamaha, +20.922
- Aleix Espargaró (E), Aprilia, +22.795
- Alex Márquez (E), Ducati, +27.704
- Miguel Oliveira (P), Aprilia, +31.891
- Joan Mir (E), Honda, +33.062
- Luca Marini (I), Honda, +35.411
- Raúl Fernández (E), Aprilia, +36.335
- Fabio Di Giannantonio (I), Ducati, +37.395
- Johann Zarco (F), Honda, +38.809
- Jack Miller (AUS), KTM, +40.454
- Takaaki Nakagami (J), Honda, +46.394
- Augusto Fernández (E), KTM, +47.755
- Brad Binder (ZA), KTM, uma volta atrás