Enea Bastianini foi o mais rápido no treino que define as entradas para o Q2 do GP da Indonésia hoje (27). O italiano liderou os pilotos da Pramac, Jorge Martin e Franco Morbidelli. Francesco Bagnaia veio na sequência em quarto.
Menos de uma semana depois do GP da Emilia Romanha na Itália, o circo da MotoGP aterrissou na longínqua Indonésia em tempo recorde. No primeiro treino livre realizado pela manhã no Circuito Internacional de Mandalika, Morbidelli havia sido o mais rápido seguido de Maverick Viñales (Aprilia) e Martin. Miguel Oliveira (Trackhouse Aprilia) caiu e precisou ser levado para o Centro Médico.
Na parte da tarde, a temperatura ambiente estava na casa dos 30 graus celsius e os pilotos encontraram o asfalto batendo os 63 graus. Pedro Acosta (KTM) fez o primeiro tempo considerável, 1min31s700 antes de escorregar de frente e cair na Curva 1. Felizmente o campeão da Moto2 saiu ileso.
Na sequência, Morbidelli, que parece muito a vontade no circuito de Mandalika, assumiu a liderança com o tempo de 1min30s673. Depois Marc Márquez (Gresini Ducati) melhorou essa marca com 1min30s477 e entrou na briga. Acosta voltou à pista e cravou 1min30s411 voltando à ponta.
Os cinco primeiros no intervalo que os pilotos dão para trocar pneus eram Acosta, Marc Márquez, Fabio Di Giannantonio (VR46 Ducati), Morbidelli e Bastianini. Martin vinha em sexto e Pecco Bagnaia (Ducati) em um discreto 14ª. Aleix Espargaró (Aprilia) foi o próximo a cair, sem maiores consequências.
Na volta para a pista, era hora de garantir um lugar no Q2. Martin imediatamente foi para o ataque com o tempo de 1min30s317. Na volta seguinte, ele melhorou para 1min29s670, um novo recorde. Brad Binder (KTM) foi o próximo a escorregar de frente e cair.
Mas Martin não ficou muito tempo na liderança. Seu rival e vencedor do GP da Emilia Romanha, Enea Bastianini novamente estragou o dia do espanhol com o tempo de 1min29s630, que ninguém mais conseguiria bater. Bagnaia evoluiu para 1min29s712, o suficiente para ficar em quarto.
Bastianini, Martin, Morbidelli e Bagnaia, portanto, dominaram as primeiras posições. Seis Ducati terminaram entre os 7 primeiros, apenas Fabio Quartararo (Yamaha) conseguiu se intrometer em sexto lugar. Acosta foi a melhor KTM, em oitavo. Viñales foi o único piloto da Aprilia a ficar entre os 10 primeiros.
Como melhor piloto da Honda, Johann Zarco (LCR-Team) por pouco não conseguiu chegar ao Q2 com o 11ª lugar. Luca Marini (Repsol Honda) ficou logo atrás. Por outro lado, os dois pilotos de fábrica da KTM, Brad Binder e Jack Miller, terminaram apenas em 14ª e 16ª lugares, respectivamente. Alex Marquez ficou em último.
GP da Indonésia – Treino que define as entradas para o Q2
- Enea Bastianini (I) Ducati, 1:29.630 min
- Jorge Martin (E), Ducati, +0,040 seg
- Franco Morbidelli (I), Ducati, +0,079
- Francesco Bagnaia (I), Ducati, +0,082
- Marco Bezzecchi (I), Ducati, +0,140
- Fabio Quartararo (F), Yamaha, +0,214
- Marc Marquez (E), Ducati, +0,255
- Pedro Acosta (E), KTM, +0,331
- Fabio Di Giannantonio (I), Ducati, +0,356
- Maverick Vinales (E), Aprilia, +0,370
- Johann Zarco (F), Honda, +0,456
- Luca Marini (I), Honda, +0,466
- Alex Rins (E), Yamaha, +0,559
- Brad Binder (ZA), KTM, +0,573
- Aleix Espargaró (E), Aprilia, +0,675
- Jack Miller (AUS) KTM, +0,781
- Takaaki Nakagami (J ), Honda, +0,813
- Raul Fernandez (E), Aprilia, +0,977
- Joan Mir (E), Honda, +1,162
- Augusto Fernandez (E), KTM, +1,265
- Alex Marquez (E), Ducati, +1.368