Enea Bastianini venceu hoje (13) o Grande Prêmio de San Marino de Moto3, em Misano. O italiano de apenas 17 anos chega assim à sua primeira vitória no Mundial de Motovelocidade.
Bastianini já havia conquistado a pole position, mas na largada perdeu posições para Niccolò Antonelli e Miguel Oliveira. O líder do campeonato, Danny Kent dessa vez não conseguiu imprimir o domínio visto nas outras etapas, sendo apenas um figurante em Misano.
Na frente, logo destacou-se um grupo a parte, formado por Bastianini, Antonelli e Oliveira, com a adição de seu companheiro de equipe Brad Binder e do também italiano Romano Fenati, que compete pela Sky Racing VR46 Team, a equipe de Valentino Rossi.
Os cinco se alternaram na liderança até a última volta, que começou com Antonelli na frente. Logo na primeira curva, Oliveira mergulhou com tudo e tomou a ponta, dando pinta de que ia vencer novamente.
Bastianini, no entanto, ainda não havia desistido e na metade da volta conseguiu superar Antonelli e Oliveira, assumindo a ponta. Daí em diante, o italiano só precisou conter os revides, principalmente de Oliveira, que quase o ultrapassou na linha de chegada, sem sucesso.
Oliveira ficou em segundo, Antonelli em terceiro e Fenati em quarto. Brad Binder finalizou a prova na quinta colocação e Kent apenas em um discreto sexto lugar. Alexis Masbou foi o sétimo, com Francesco Bagnaia em oitavo, depois de jogar seu companheiro de equipe Jorge Martin para fora da pista. Isaac Viñales e Phillip Oettl fecharam os dez primeiros. Confira aqui os resultados completos.
Com a vitória, Bastianini diminuiu a diferença para 55 pontos em relação a Kent, se consolidando na vice-liderança do campeonato. Fenati é o terceiro com 139 pontos e Oliveira o quarto com 134.