A Bajaj Auto vai assumir a maioria das ações da KTM. A empresa indiana, que já detém 49% da marca austríaca, fez um empréstimo de 600 milhões de euros para saldar suas dívidas e o anúncio deve ser feito nos próximos dias.
Um dos maiores conglomerados industriais da Índia (ao lado da Hero e da TVS Motors), a Bajaj Auto mantém uma parceria com a KTM há mais de dez anos, fabricando em suas instalações os modelos mais acessíveis dos austríacos.
No processo de insolvência (em andamento desde 30 de novembro de 2024) da Pierer Mobility, proprietária das marcas KTM, Husqvarna, GasGas, a junta de credores concordou, em fevereiro, com o pagamento de 30% de todas as dívidas (um valor de € 600 milhões) até 23 de maio.
O plano da Pierer Mobility era conseguir novos acionistas para levantar os 600 milhões, mas agora já está claro que isso não foi possível. Além disso, de acordo com os últimos reportes, as vendas e os lucros recuaram ainda mais no primeiro trimestre de 2025.
Então a Bajaj fez agora um empréstimo com o banco americano JP Morgan Chase para garantir que os 600 milhões estejam na conta bancária do “administrador” até a próxima sexta-feira (23). O “Administrador da Insolvência” então transferirá esse dinheiro aos credores.
Como a Bajaj já detinha 49% das ações e, com a injeção de capital de 600 milhões, mais os 200 milhões anteriores (para reiniciar a produção em março) está claro que os indianos estarão no comando da KTM a partir de sexta-feira.
Dessa forma, a KTM passa a ser de controle indiano, tal qual já é a Norton (adquirida pela TVS Motors em 2021) e a própria Royal Enfield (Eicher Motors). Um anúncio certamente será efetuado nesse dia ou nos próximos estabelecendo a nova ordem das coisas.