A Bajaj Auto, maior produtora exportadora de motocicletas e veículos de três rodas da Índia vai estabelecer sua primeira fábrica no exterior no Brasil. As motos da KTM também serão fabricadas no mesmo local.
A revelação foi feita pelo diretor executivo da empresa, Rakesh Sharma quando entrevistado pelo The Economic Times, o maior jornal de economia da Índia. A Bajaj Auto começou a vender motocicletas no Brasil no ano passado, seguindo a Royal Enfield, que deu o pontapé inicial em 2018.
“O Brasil é uma exceção devido ao seu tamanho, complexidade e às vezes imprevisibilidade. Exige um poder de permanência de longo prazo. Então, tendo esses fatores em mente, achamos melhor ter um modelo de negócios diferente e assumir o desenvolvimento do negócio diretamente“, disse Sharma.
Sharma ainda disse que a presença no Brasil, o maior mercado de veículos de duas rodas da América Latina, ajudará a Bajaj Auto a obter insights sobre desenvolvimento de produtos e comportamento do cliente e fortalecer sua presença na região.
A capacidade inicial da planta proposta para o Brasil, que provavelmente surgirá no Polo Industrial de Manaus será de 20.000 unidades por mês, antecipou Sharma. A unidade deve começar suas operações dentro de 12 meses. O plano de investimentos completo não foi revelado.
Sediada em Pune, no oeste do estado indiano de Maharashtra, a Bajaj Auto foi criada em 1945 por Jamnalal Bajaj e está presente em mais de 90 países. Com uma imensa capacidade produtiva, na casa dos 20 milhões anuais, a empresa tem uma parceria com a Triumph e 48% de participação na KTM.
Isso significa que as KTM produzidas pela Bajaj para o mercado indiano também serão montadas aqui, finalmente colocando as motocicletas austríacas em uma posição de relevo no Brasil. Até então, elas eram trazidas através de importadores ou parcerias com a Dafra e Factory Motorsports.