Não sei se você sabe, mas em janeiro desse ano, a Bajaj Auto tornou-se na fabricante de motocicletas mais valiosa do mundo. Por isso é sempre bom dar uma espiada no que os indianos estão fazendo. E, de acordo com os últimos relatórios, houve um crescimento de 125% nas vendas globais do segundo trimestre.
Foram vendidos um total de 155.640 veículos de duas rodas no mercado interno, contra 146.695 unidades durante junho de 2020, um aumento de 6%. Isso ocorre graças a flexibilização das restrições na Índia após a segunda onda de coronavírus. As fábricas foram autorizadas a operar em plena capacidade e os showrooms retomaram as operações.
Mas foram as exportações que desempenharam um papel ainda maior no crescimento das vendas de Bajaj no mês de junho. Foram 154.938 veículos de duas rodas sendo enviados e vendidos em vários mercados internacionais, contra 108.427 unidades durante o mesmo período do ano passado, aumento de impressionantes 43%.
Combinadas as vendas locais e internacionais resultaram em um crescimento de 22% apenas no mês de junho. No segundo trimestre, a Bajaj vendeu um total de 899.355 unidades nos mercados local e global, um salto enorme de 125% em relação ao mesmo período do ano passado, quando registraram-se apenas 399.929 unidades.
Dividindo ainda mais as coisas, as vendas domésticas tiveram um aumento de 84% no segundo trimestre, com 342.552 unidades vendidas localmente. As exportações tiveram um desempenho ainda melhor, saltando estonteantes 160% no segundo trimestre de 2021, o que demonstra a reação dos indianos, pelo menos do ponto de vista comercial.
É claro que o aumento já era esperado. Desde a explosão do Coronavírus em meados de 2020, a Índia é um dos países mais afetados. No início do ano, em meio à segunda onda, a Bajaj (e outras fabricantes) foi a suspender temporariamente as operações por algumas semanas para que o país não entrasse em colapso.
Felizmente, a flexibilização das restrições após o declínio nos casos (e iniciativas massivas de vacinação) ajudaram muito a indústria local a recuperar alguma posição nos últimos meses. Uma luz no fim do túnel para possamos – finalmente – deixar para trás esse universo pandêmico para trás em breve.