A Bajaj Auto, um dos maiores conglomerados automotivos da Índia, anunciou hoje (4) que será responsável pela montagem e comercialização de modelos Husqvarna no país e na Ásia em 2018. A expectativa é vender cerca de 100 mil unidades no próximo ano.
Serão fabricados os modelos 401 Vitpilen e Svartpilen, além do mais recente 701 Vitpilen, apresentado no Salão de Milão, no mês passado. Os indianos já montam modelos KTM Duke 125 e 390, marca proprietária da Husqvarna.
A KTM já expressou o seu desejo de também ver a irmã crescer, não apenas no off-road como vinha fazendo, mas também nos centros urbanos. Os primeiros resultados já apareceram. Em 2016, a Husqvarna quebrou seu recorde pessoal de vendas, 30.700 unidades.
Isso parece ser pouco para a KTM. Estendendo sua parceria com a Bajaj Auto à Husqvarna, eles pretendem comercializar pelo menos 100 mil unidades em 2018, com a previsão de duplicar esse valor nos anos seguintes.
Esse ano, a Índia ultrapassou a China como maior mercado de motos do mundo, sendo capaz de despejar anualmente nas ruas 17 milhões de novos veículos. Isso torna o país hindu o mais visado para os planos de expansão das grandes marcas europeias.
A BMW, grande rival da KTM, foi a primeira a firmar uma parceria desse tipo, com a TVS Motors, os responsáveis pela montagem e comercialização da G310R na Índia. Ainda esse ano, a Triumph firmou parceria semelhante, enquanto que Ducati e Harley-Davidson pretendem fazer o mesmo no futuro.