Pecco Bagnaia venceu hoje (23) o Grande Prêmio da Malásia de MotoGP no circuito de Sepang. O italiano da Ducati realizou um duelo emocionante com seu futuro companheiro de equipe Enea Bastianini e só não foi campeão porque Fabio Quartararo conseguiu chegar em terceiro.
Em um dia inspirado, Bagnaia pulou de nono para segundo em uma largada sensacional da sua parte, ficando atrás apenas do pole position Jorge Martin (Pramac). Quartararo (Yamaha) também largou bem e subiu de 12º para quinto ainda na primeira volta.
Martin assumiu a liderança 0s8 a frente de Bagnaia, Bastianini (Gresini), Marc Márquez (Honda) e Quartararo. Enquanto isso, um erro na volta 3 viu Aleix Espargaró (Aprilia), que ainda tinha chances matemáticas de chegar ao título, cair do 11º para o 14º lugar.
Quartararo ultrapassou Márquez no início da volta 5. Mas as três Ducati a sua frente já tinham aberto uma confortável distância de 2,4 segundos a frente. Martin, na liderança, estava forçando o ritmo, como é o seu estilo, quando caiu na volta 7 e entregou a liderança de bandeja para Bagnaia.
Bagnaia, no entanto, não estava em situação confortável, pois atrás dele vinha Bastianini, que já deixou claro não ser exatamente um praticante do jogo de equipe. O mesmo pode ser dito sobre Quartararo, que começou a sentir a aproximação de Marco Bezzecchi (VR46).
Na volta 11, Bastianini mergulhou por dentro e passou Bagnaia calando a torcida ducatista. Mas o líder do campeonato permaneceu colado e, restando seis voltas para o final, conseguiu dar o troco e reassumir a liderança. Bezzecchi, enquanto isso, vinha apenas meio segundo atrás de Quartararo.
Quando eles chegaram na última volta, todos prenderam a respiração esperando mais uma manobra inesperada de Bastianini como fizera em Misano. Dessa vez, no entanto, o italiano se comportou cruzando a linha de chegada apenas 0s2 atrás de Bagnaia, a sua sétima vitória no ano.
Quartararo abaixou a cabeça e conseguiu abrir 2s5 de Bezzecchi nas últimas voltas para garantir o último lugar do pódio. Entretanto, a diferença para Bagnaia subiu para 23 pontos, com 25 ainda em jogo na última etapa do ano em Valência dentro de duas semanas.
Alex Rins (Suzuki) completou a prova em quinto, com Jack Miller (Ducati) em sexto, depois de largar apenas em 14º. Discreto novamente, Márquez encerrou a corrida apenas em sétimo, à frente de Brad Binder (KTM), Johann Zarco (Pramac) e Aleix Espargaró.
GP da Malásia – Classificação Final
- Pecco Bagnaia, Ducati, 20 Rdn in 40:14,332 min
- Enea Bastianini, Ducati, + 0,270 sec
- Fabio Quartararo, Yamaha, + 2,773
- Marco Bezzecchi, Ducati, + 5,446
- Alex Rins, Suzuki, + 11,923
- Jack Miller, Ducati, + 13,472
- Marc Márquez, Honda, + 14,304
- Brad Binder, KTM, + 16,805
- Johann Zarco, Ducati, + 18,358
- Aleix Espargaró, Aprilia, + 21,591
- Franco Morbidelli, Yamaha, + 23,235
- Cal Crutchlow, Yamaha, + 24,641
- Miguel Oliveira, KTM, + 24,918
- Pol Espargaró, Honda, + 25,586
- Raul Fernández, KTM, + 27,039
- Maverick Viñales, Aprilia, + 30,427
- Alex Márquez, Honda, + 33,322
- Remy Gardner, KTM, + 33,691
- Joan Mir, Suzuki, + 41,838
Não completaram
– Darryn Binder, Yamaha
– Fabio Di Giannantonio, Ducati
– Jorge Martin, Ducati
– Tetsuta Nagashima, Honda
– Luca Marini, Ducati