Francesco Bagnaia venceu hoje (21) o Grande Prêmio da Áustria de MotoGP no circuito Red Bull Ring. O italiano da Ducati liderou praticamente de ponta a ponta, apesar da aproximação de Fabio Quartararo (Yamaha) nas últimas voltas.
Bagnaia assumiu a ponta do pole position Enea Bastianini (Gresini) ainda na largada, seguido de seu companheiro de equipe Jack Miller e Jorge Martin (Pramac). Quartararo, nesse momento, era apenas quinto e fortemente ameaçado por Maverick Viñales (Aprilia).
Bastianini logo saiu de cena ao sair da pista na curva 4 e abandonar a corrida. Viñales também passou do ponto algumas vezes e ficou para trás. Com isso, Quartararo ficou livre para acelerar forte e se aproximar do grupo da frente, que era composto por Bagnaia, Miller e Martin.
Enquanto Bagnaia conseguia abrir uma certa distância à frente, Miller e Martin começaram a brigar entre si pela segunda posição. Restando 12 voltas, o espanhol cometeu o seu primeiro erro, saiu da pista e permitiu a ultrapassagem do francês, que pulou para terceiro.
Sentindo a moto bem equilibrada na parte mista da pista, Quartararo se aproximou de Miller e, restando cinco voltas para o final, tentou uma manobra ousada na nova chicane do circuito Red Bull Ring. Apesar do risco de uma queda como a da Holanda, o francês conseguiu sair de pé – e na frente.
Inspirado por Quartararo, Martin também decidiu ultrapassar Miller. O espanhol tentou pôr por dentro na primeira curva da última volta, mas cometeu o seu segundo erro na corrida: escorregou de frente e foi ao chão. Incrivelmente, o piloto ainda conseguiu voltar e concluiu a prova em 10º.
Quartararo bem que tentou se aproximar de Bagnaia, mas o italiano cruzou a linha de chegada com 0s4 de vantagem. Essa é a primeira vez que o piloto de 25 anos vence três corridas consecutivas. Também é a sétima vitória da Ducati na temporada, o que não acontecia desde 2007 com Casey Stoner.
Miller completou o pódio em terceiro, com Luca Marini (VR46) realizando a sua melhor corrida de MotoGP em quarto. Em uma prova de altos e baixos, Johann Zarco (Pramac) cruzou em quinto, à frente de Aleix Espargaró (Aprilia), Brad Binder (KTM), Alex Rins (Suzuki) e Marco Bezzecchi (VR46).
GP da Áustria – Resultado Final
- Pecco Bagnaia, Ducati, em 42’14.8860
- Fabio Quartararo, Yamaha, + 0,492 seg
- Jack Miller, Ducati, + 2,163
- Luca Marini, Ducati, + 8,348
- Johann Zarco, Ducati, + 8,821
- Aleix Espargaró, Aprilia, + 11,287
- Brad Binder, KTM, + 11,642
- Alex Rins, Suzuki, + 11,780
- Marco Bezzecchi, Ducati, + 16,987
- Jorge Martin, Ducati, + 17,144
- Fabio Di Giannantonio, Ducati, + 17,471
- Miguel Oliveira, KTM, + 18,035
- Maverick Viñales, Aprilia, + 20,012
- Alex Márquez, Honda, + 26,880
- Andrea Dovizioso, Yamaha, + 29,744
- Pol Espargaró, Honda, + 30,994
- Stefan Bradl, Honda, + 37,960
- Raul Fernández, KTM, + 42,082
- Lorenzo Savadori, Aprilia, + 46,666
- Remy Gardner, KTM, + 48,728
Não completaram:
Franco Morbidelli (Yamaha)
Takaaki Nakagami (Honda)
Joan Mir (Suzuki)